Micros e pequenas empresas reduzem tomada de crédito em 10,9%
Setor de serviços puxou a fila das áreas com maiores quedas na busca por empréstimos e financiamentos
As micro e pequenas empresas reduziram em 10,9% a busca por crédito em fevereiro. O resultado faz parte do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, divulgado nesta 4ª feira ( 22.mar).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Já as médias e grande empresas tiveram alta na tomada de empréstimos e financiamentos: 17,1% e 26,9%, respectivamente. Na média, o índice geral apresentou queda de 10,2%. Veja o retrospecto no gráfico.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, "as micro e pequenas empresas, que atuam quase que exclusivamente no mercado interno, acabam retraindo mais intensamente a sua demanda por crédito quando a economia brasileira entra em desaceleração. Por outro lado, as médias e grandes empresas que, dependendo do setor em que atuam, conseguem exportar parte da sua produção, podem continuar sustentando sua procura por crédito para atenderem a demanda externa de seus produtos".
Setores em destaque
O setor Serviços liderou a baixa dos pedidos de créditos e financiamentos: = 16,0%. As Indústrias tiveram redução de 5,5% e a área do Comércio, de 4,0%. A categoria "Demais", que engloba empresas do campo Financeiro, Primário e do Terceiro Setor, foi a única a registrar alta na demanda por crédito, essa de 26,3%.
As empresas do Rio de Janeiro foram as que tiveram queda mais acentuada na procura por linhas de crédito. Baixa de 29,3%. Depois veio o Amapá, com menos 22,4%; Alagoas caiu 22,1% nos pedidos. Houve altas nos pedidos em Mato Grosso e Santa Catarina.
Leia também