Vaca louca: ministro da Agricultura recebe embaixador chinês
Pauta foi a exportação de carne para a China, principal comprador, após confirmação de doença no Brasil
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta 5ª feira (23.fev) o embaixador chinês, Zhu Qingqiao. A reunião ocorreu depois de o governo brasileiro confirmar um caso de vaca louca, em Marabá, no Pará, e anunciar a suspensão da exportação de carne bovina para a China.
Nas redes sociais, Fávaro postou uma foto do encontro e ressaltou que o governo está agindo com agilidade e transparência em relação ao caso de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) registrado, mais conhecido como vaca louca. O chefe da pasta da Agricultura afirmou que está trabalhando para elucidar o caso e que vai tratar todos os parceiros comerciais com máximo respeito.
Hoje recebi o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, no @Mapa_Brasil
? Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) February 23, 2023
Estamos trabalhando com total transparência e agilidade nas informações sobre o caso de EEB no Brasil e trataremos todos os nossos parceiros comerciais com máximo respeito pic.twitter.com/TV40AfQDO8
Segundo a agência, a propriedade foi isolada, inspecionada e interditada preventivamente. Amostras foram enviadas a um laboratório no Canadá para verificar se a ocorrência se trata de um caso clássico, em que há transmissão de um animal para outro, ou atípico, em que a doença se desenvolve de forma espontânea na natureza, geralmente em animais idosos.