Oleoduto da Petrobras em São Sebastião tem 5 pontos considerados críticos
Excesso de chuvas que causou tragédia no litoral de São Paulo prejudicou a canalização de transporte de petróleo
Guto Abranches
Um oleoduto da Petrobras em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foi afetado pelo excesso de chuvas que causou a tragédia humanitária na região. De acordo com a empresa, a canalização teria cinco pontos de avarias consideradas críticas. O presidente da companhia, Jean Paul Prates, divulgou nota nesta 3ª feira (21.fev) apresentando um "plano B" caso o sistema OSBAT, que liga Cubatão e São Sebastião, não possa ser reparado de imediato. A rede opera desde 1968 e talvez exija mais tempo para ser devidamente consertada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Se for necessário, a estatal receberá o petróleo por Santos, que tem menor capacidade de canalização mas que pode assegurar que não haverá desabastecimento. A partir dali, o óleo segue para a refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, e para a refinaria de Capuava, em Mauá, na grande São Paulo. Outras redes, incluindo a do Vale do Paraíba, estão liberadas para uso e podem ser acionadas para dar vazão à distribuição do petróleo. A ligação por oleodutos a partir de São Sebastião até a refinaria de Paulínia, na região de Campinas, em São Paulo, permanece em funcionamento.
Em nota, divulgada na noite desta 3ª feira, a Petrobras informou que inspeções são realizadas, diariamente, pela subsidiária Transpetro, para "garantia da integridade e segurança dos dutos", e que não foram identificados danos nas tubulações.
Ainda de acordo com a estatal, a operação nos dutos OSPNAL e OSVAT foi interrompida preventivamente e reiniciada, nesta 3ª feira (21.fev).
A Petrobras afirma que inspeções estão em andamento na faixa do duto OSBAT, que "permanece inoperante até que todas as ações necessárias sejam tomadas para a retomada segura das operações", e reforça que não há impacto para o atendimento ao mercado.
A empresa também se solidariza com a comunidade de São Sebastião e diz que busca contribuir com as autoridades para que atender as vítimas das chuvas que atingiram a região.
Confira a íntegra da nota:
"A Petrobras se solidariza com a comunidade de São Sebastião (SP) e busca contribuir em conjunto com as autoridades para o atendimento das vítimas das fortes chuvas que atingiram a região.
As inspeções nas faixas de dutos são realizadas continuamente pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, para garantia da integridade e segurança dos dutos. Não foram identificados danos aos dutos.
A operação nos dutos OSPLAN e OSVAT foi interrompida preventivamente e reiniciada nesta terça-feira (21/2).
As inspeções estão em andamento na faixa do duto OSBAT, que permanece inoperante até que todas as ações necessárias sejam tomadas para a retomada segura das operações.
Não há impacto para o atendimento ao mercado."
Leia também