Consumidores trocam alimentos preferidos por outros mais baratos
Alimentos estão entre os produtos responsáveis pela alta da inflação no mês
José Luiz Filho
Com a constante alta do preço dos alimentos, o consumidor tem mudado a estratégia na hora das compras. Muitos estão substituindo o produto preferido por outro mais barato, mas com a mesma qualidade nutricional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O avanço de 0,53% na prévia da inflação deste mês, o IPCA-15, divulgado esta semana, teve o grupo alimentação e bebida como um dos principais responsáveis.
A alta dos preços das hortaliças foi o que mais pesou. O tomate ficou quase 17,79% mais caro, a cebola 13,79%, e a batata inglesa praticamente 8,99%.
Joelson Sampaio, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) explica que três fatores, influenciaram a alta: "nós temos o fator do cenário externo, guerra na Ucrânia, que afetou muito os insumos e fertilizantes, nós temos, uma questão recente de distribuição, afetada pelas paralisações, e, além disso, nós temos o clima".
Há algumas estratégias que podem ajudar o consumidor a driblar mais essa alta de preços. A primeira é pesquisar e até mudar o lugar de fazer as compras. Trocar, por exemplo, o sacolão, pelo supermercado ou pela feira-livre, e ainda substituir os legumes e as hortaliças mais caras, por produtos mais em conta.
Para mostrar como fazer isso, mantendo o equilíbrio nutricional das refeições, nós pedimos a ajuda de uma nutróloga. Começamos pelo tomate.
"Nós temos a cenoura, que é excelente, inclusive o preço da cenoura diminuiu. A cenoura é bem versátil. Temos a própria abóbora, substituto interessante, e a própria abobrinha", diz a nutróloga Valéria Goulart.
Já a batata, "pra você poder fazer sopa, você pode colocar na sopa, substituindo com cenoura, xuxu, couve-flor e abobrinha, e pro dia a dia, a batata doce", diz Valéria.
A cebola também tem substitutos, mas isso quem explica é a dona Elza Padovan, no auge dos seus 87 anos de sabedoria: "o alho poró, a parte branca, substitui perfeitamente a cebola, fica mais saboroso e é muito mais barato".
Leia também: