Faturamento de lojas físicas cresce 22% em 2022, aponta pesquisa
Setores com maior alta na procura foi o de moda, seguido pelo de beleza e calçados
Camila Stucaluc
Apesar da alta inflação, o faturamento das lojas físicas continua crescendo no Brasil. Segundo levantamento da HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o lucro dos estabelecimentos de rua registrou alta de 22% em 2022, enquanto as lojas em shoppings centers somaram aumento de 11%.
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O crescimento das vendas foi notado junto com o aumento da movimentação do público nos estabelecimentos, principalmente devido à maior cobertura vacinal contra covid-19. Entre janeiro e junho deste ano, o fluxo em lojas de shoppings cresceu 21% e 16% nas de rua. No geral, o setor com maior alta na procura foi o de moda (80%), seguido pelo de beleza (64%) e calçados (45%).
"Até o momento, vemos altas expressivas considerando o retorno gradual da vida social da população. Com a previsão de uma possível desaceleração da inflação neste segundo semestre e o índice de desemprego em queda, temos situações bastante favoráveis para o setor como um todo", analisa o presidente da SBVC, Eduardo Terra.
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Em relação ao faturamento por região, o Nordeste foi o que obteve o maior crescimento no mês de junho, com alta de 24%. A região é seguida pelas demais, que registraram igualmente o aumento de 22%. Já quanto ao faturamento nominal, as maiores altas foram
para o Nordeste (25%) e Norte (25%), enquanto a menor foi no Sudeste (14%).