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Febraban aponta aumento das transações bancárias feitas pelo celular

Sete em cada dez operações foram feitas por um dispositivo eletrônico em 2021

Febraban aponta aumento das transações bancárias feitas pelo celular
Pessoa usando o celular
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Sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021 foram realizadas pela internet e celular, apontou a 30º edição da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, que teve a terceira etapa divulgada nesta 5ª feira (21.jul). O estudo, conduzido pela Deloitte, a maior organização de serviços profissionais do mundo, foi realizada por meio de formulário eletrônico entre abril e junho deste ano, com objetivo de explorar as transações bancárias no Brasil . Ao todo, 22 bancos responderam o documento, o que representa 87% dos ativos da indústria bancária no país.

O resultado, por sua vez, foi impulsionado pelo crescimento das operações com smartphones, que registraram alta de 28%. As transações por internet banking aumentaram 6%, enquanto a movimentação financeira pelo celular tiveram crescimento de 75% em 2021. Já as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking.

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"Os resultados da pesquisa refletem o novo perfil do cliente, que encontra conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos", afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban.

A pesquisa também apontou que o cliente acessa o banco por meio do aplicativo, em média, 40 vezes por mês --- praticamente o dobro registrado no ano passado. Quanto à abertura de contas correntes, chegou a 10,8 milhões em 2021, uma expansão de 66%. O índice, pela primeira vez, superou o registrado nos canais físicos.

Pix

De acordo com o levantamento, no período entre março de 2021 e março de 2022, o número de usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês cresceu 809%, enquanto a base geral de usuários cadastrados cresceu 72%. Já a base de usuários que receberam mais de 30 Pix por mês teve aumento de 464%.

O relatório, por sua vez, detectou que o ritmo de expansão de recebimentos de mais de 30 Pix por mês em pessoas físicas é maior do que em pessoas jurídicas, sinalizando a oportunidade de expansão dos pagamentos instantâneos em comércios e serviços. 

Open Finance

Segundo a pesquisa, aos poucos os consumidores concedem consentimento para compartilhamento de dados entre os bancos no Open Finance. Entre dezembro de 2021 e abril de 2022, o número de pessoas físicas que deram consentimento para doação de dados cresceu 18%. Entre as pessoas jurídicas, porcentagem foi de 60%. Além disso, 95% dos consumidores preferem dar consentimento de 12 meses para o compartilhamento de dados. Para a pessoa jurídica, o percentual é de 92% para um período de 12 meses.

Em relação ao tipo de dados compartilhados, a pesquisa revela que, no caso de pessoas físicas, até abril de 2022, 33% dos dados compartilhados foram de contas (limite, extrato e saldo), 23% dados obrigatórios (dados cadastrais e informações complementares), 22% para dados de cartão de crédito (limite, fatura e transações), e 22% sobre dados de operação de crédito (direitos creditórios descontados, financiamentos, adiantamentos a depositante e empréstimos). No que se refere à pessoa jurídica, os dados de contas aparecem em primeiro lugar com 34%, seguidos de dados de operação de crédito (30%), dados obrigatórios (20%) e dados de cartões de crédito (16%).

Seguros

Em 2021, 57,5 milhões de seguros foram contratados na rede bancária, sendo 80% deles nos canais físicos, seguido pelos virtuais, com 9%. A pesquisa também detectou que os bancos estão apostando em inovação e personalização na transição para o Open Insurance ---a expansão do sistema aberto para mercado de seguros. 54% das instituições disseram que focam na inovação de produtos e cobertura de novos riscos, enquanto 54% trabalham na personalização de canais e produtos e 46% utilizam mais analytics na tomada de decisões.

Agências e outros canais

Apenas 3% das transações bancárias são feitas presencialmente. Em 2021, por sua vez, foram 3 bilhões de operações ante 3,2 bilhões em 2020. Já as operações em caixas eletrônicos caíram 11%. Nos correspondentes bancários, houve queda de 8%. Por outro lado, as transações com maquininhas de cartões cresceram 10%.

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