Netflix lucra acima do esperado no segundo trimestre do ano: US$ 1,44 bi
Empresa calculava perder até dois milhões de assinantes: desistências não chegaram à metade da estimativa
Guto Abranches
Com o mercado acionário americano já fechado, a Netflix divulgou, nesta terça-feira (19.jul), o balanço de negócios do segundo trimestre. Lucro de US$ 1,44 bilhão. Resultado superior ao calculado pelo mercado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mas teve mais um número que fez a alegria dos executivos da empresa. Para este período, a Netflix chegou a dar como certas as desistências de aproximadamente dois milhões de assinantes. Mas o pessimismo não se confirmou. Deixaram os pacotes da distribuidora de streaming cerca de 970 mil usuários. Mesmo sendo o segundo resultado negativo trimestral seguido, e o pior tombo da história da provedora, o mercado recebeu bem o número menor de perdas. Tanto que os papéis da Netflix subiram 8% depois de encerrados os negócios, no chamado after market.
" O buraco não foi tão fundo assim pelas perdas relacionadas a guerra da Ucrânia - que é a perda do mercado russo - nem por uma contração causada por maior competição entre as empresas do setor", avalia Thiago Lobão, CEO da Catarina Capital, especializada nos papéis e empresas de alta tecnologia. E mais: a empresa está otimista para os próximos três meses e aposta em novas adesões. 1 milhão delas.
Leitura do mercado
Ao falar ainda sobre o balanço, o documento anexo da empresa aponta para uma "sociedade" entre a Netflix e a gigante Microsoft. Os pacotes mais baratos vão ganhar anúncios da tecnológica. Foi a senha para ganhar ainda mais força entre os observadores a noção de que está no horizonte até uma possível aquisição pela desenvolvedora de tecnologia. Na opinião de Lobão, uma compra propriamente dita ainda não tem nada de real ou sequer muito provável. Mas ao mesmo tempo ninguém afirma que não irá acontecer. E é nesse balanço que os investidores formarão suas posições. " O mercado bateu muito em Netflix no período anterior e, agora, vai dar novos ouvidos à empresa pra aferir quais serão os resultados dessa iniciativa de anúncios. A partir daí é que vai-se saber se há uma perspectiva real de uma aquisição pela Microsoft", define.