Publicidade
Economia

Argentina aumentará mistura de biodiesel no diesel

Expectativa é que percentual suba dos atuais 5% para 12,5%

Imagem da noticia Argentina aumentará mistura de biodiesel no diesel
Soja
• Atualizado em
Publicidade

Em vez de manobras políticas -- de eficência duvidosa -- para diminuir o preço do diesel, a Argentina decidiu tentar o que analistas de commoditties e ambientalistas sugerem para evitar mais reajustes: aumentar o nível de biodiesel no combustível.

+ Leia as últimas notícias de Economia no portal SBT News

De acordo com o jornal La Nación, o aumeto será maid do que o dobro, indo dos atuais 5% para 12,5%. Ou seja: uma aposta alta. Ou, em outra avaliação, a redução de 10% para 5% no ano passado não surtiu o efeito desejado e, assim, o governo argentino voltou atrás.

A medida deverá ser oficializada nos próximos dias. É bastante aguardada por produtores de soja, que é a matéria-prima utilizada na produção de biodiesel. Quando anunciada em 2021, a redução causou manifestações. Sojicultores reclamaram que o desuso faria o produto perder preço.

Problemas de abastecimento

A retomada do aumento no uso do biodisel acontece depois que a Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte de Carga mostrou que, de 25 de maio a 5 de junho, 19 províncias da Argentina tiveram problemas de abastecimento, sendo que 14 delas tinham muito pouca ou nenhuma oferta nos postos de combustíveis.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade