Pedidos de recuperação judicial crescem 5,3% em outubro, aponta Serasa
Pequenos negócios do setor de Serviços foram os principais responsáveis pela alta
SBT News
O Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registrou, durante o mês de outubro, 60 pedidos de recuperação judicial, um crescimento de 5,3% no comparativo com o mês anterior, quando o índice marcou 57 requisições. A maior parte das solicitações foram procedentes de empresas do segmento de Serviços, seguido pelas categorias do Comércio, Indústria e, por último, o setor primário.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os empreendedores continuam enfrentando os desafios do cenário econômico atual. "A sequência de elevações da taxa Selic, que visa frear o crescimento da inflação, acaba encarecendo as despesas financeiras das empresas dentro de um contexto de enfraquecimento da retomada econômica", explica. O economista ressalta ainda que "as linhas de crédito disponibilizadas pelo Pronampe especificamente aos micro e pequenos negócios são de grande auxílio, mas não são suficientes para que vários empreendedores consigam contornar a crise".
+ Governo revisa dados e prevê mais inflação este ano e mínimo de R$ 1.210 em 2022
Conforme o levantamento, as micro e pequenas empresas continuaram liderando os pedidos de recuperação judicial. Em seguida estão os médios negócios, que tiveram aumento no mês a mês, e os grandes, que se mantiveram com a mesma quantidade.