Produtos encareceram acima da inflação em um mês, mostra levantamento
Preço da geladeira subiu 10,83% entre 22 de setembro e 21 de outubro deste ano
SBT News
Geladeira, lavadora de roupas e forno encareceram acima da inflação, no período entre 22 de setembro de 21 de outubro deste ano, segundo um estudo realizado pelo site de comparação de preços JáCotei. No trabalho, foram analisadas as variações nos valores dos dez produtos mais buscados, nas dez categorias mais pesquisadas na plataforma, entre as quais smartphone, TV, micro-ondas, ar condicionado, fogão, notebook e pneu também.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A projeção da inflação deste ano, no índice que corrige o salário mínimo -- o INPC --, está em 9,1%. Porém, somente ao longo dos 30 dias considerados no estudo, a geladeira ficou 10,83% mais cara, a lavadora de roupas, 7,34%, e o forno, 1,88%. Segundo Antônio Coelho, CEO do JáCotei, "essa análise constata que para escolher a melhor oferta é preciso se preparar antes da Black Friday". Neste ano, o evento comercial em que produtos são vendidos com desconto será realizado em 26 de novembro.
Em média, do dia 22 do setembro a 21 de outubro, as categorias valorizaram 1,1%. Entretanto, a maioria delas apresentou queda nos preços: ar condicionado (-6,88%), micro-ondas (-5,23%), pneu (-1,89%), notebook (-1,79%), TV (-1,15%) e fogão (-0,90%). O smartphone, por sua vez, encareceu 0,04%.
Nas palavras do CEO do JáCotei, "o sobe e desce de preços é algo constante durante o ano inteiro". "E a pesquisa tem o objetivo de alertar e conscientizar os consumidores sobre a importância de utilizar os comparadores de preços, principalmente em períodos com maior demanda de promoções. Serviços como o gráfico e o alerta de preços ajudam os compradores a pagar mais barato. Além disso, durante a Black Friday, nós indicamos através do selo Desconto Real as ofertas que realmente tiveram queda preço", completou.
Veja também: