Piscicultura: exportação de peixes já está 10% superior ao ano de 2020
Segundo levantamento, espécies como tilápia, tambaqui e curimatá são as mais procuradas no exterior
SBT News
O setor da piscicultura já encara bons resultados neste ano. Segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), somente nos três primeiros trimestres as exportações já estão 10% maiores do que as verificadas em todo o ano de 2020.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Acredito que as exportações de 2021 podem apresentar um crescimento de pelo menos 15% comparadas com as do ano passado", projeta Manoel Pedroza, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) na área de economia aquícola.
Em 2020, por exemplo, as exportações totalizaram U$ 11,7 milhões, valor 4,4% superior ao contabilizado no ano anterior. Já nos nove primeiros meses de 2021 (de janeiro a setembro), o país exportou produtos da piscicultura no valor total de U$ 12,8 milhões, com valores financeiros 71% maiores do que os verificados no mesmo período de 2020.
Segundo o levantamento, a tilápia foi um dos destaques das exportações. Apenas entre julho e setembro deste ano, foram U$ 4,9 milhões. Somando-se os três trimestres, as exportações brasileiras de tilápia chegaram a U$ 10,9 milhões, que significaram 85% do valor de todo o peixe exportado pelos produtores brasileiros.
+ Café da manhã do brasileiro está mais caro; entenda
De acordo com Manoel, "a posição da tilápia como principal espécie exportada é uma tendência consolidada e que deve se manter no médio prazo, apesar da perspectiva de crescimento das exportações de outras espécies como o tambaqui". Tanto no terceiro trimestre como em todo o ano, essa foi a terceira espécie mais exportada; entre o tambaqui e a líder tilápia, estão os curimatás, com 10% das exportações.
Como destino, os Estados Unidos foram responsáveis por 54% dos peixes exportados pelo Brasil neste ano, alcançando o valor de U$ 7 milhões. Na sequência, vem a China, com mais de U$ 1,5 milhão ou 12% das exportações brasileiras. Comparando-se o terceiro e o segundo trimestres deste ano, houve crescimento de 43% nos valores das exportações da piscicultura brasileira.