Venda de apartamentos novos no Brasil cresce no 1º semestre
Balanço da Câmara Brasileira da Indústria da Construção mostra que crescimento foi o maior dos últimos 4 anos
O Brasil registrou aumento de 46,1% no número de unidades residenciais vendidas (apartamentos novos) no 1º semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os números fazem parte do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2021 divulgado nesta 2ª feira (23.ago) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e mostra que o crescimento dos últimos 3 meses foi o maior dos últimos 4 anos.
No entanto, a alta dos materiais ainda preocupa o empreendedor brasileiro e continua sendo o principal empecilho para o maior crescimento do setor.
"A Ferrari continua com freio de mão puxado. Estamos vendendo muito bem, o mercado é um grande comprador, mas o que preocupa são os lançamentos. Não crescemos tanto nesse quesito quanto nas vendas, e isso mascara um problema. O preço do imóvel subiu mas nada proporcional ao aumento de insumos. Esse medo faz com que muitas empresas reduzam seus lançamentos, e assim, nosso mercado tende a acelerar os preços de vendas na sequência", afirmou José Carlos Martins, presidente da Câmara.
O levantamento mostra que os maiores índices de crescimento foram nas regiões Norte e Nordeste, que neste 2º trimestre tiveram aumento de 162,9% e 127,5%, respectivamente, nas unidades lançadas em relação ao 1º trimestre de 2021. Já as vendas na região Sul tiveram queda de 22,9% (9.986 unidades).