Economia
Pequenos negócios relatam baixo movimento mesmo com afrouxamento da quarentena
Por outro lado, a venda online se consolida como estratégia para superar a crise
SBT Jornalismo
• Atualizado em
Publicidade
Apesar do relaxamento do isolamento social, com a reabertura da maioria das atividades econômicas em todo o país, o movimento observado pelos microempreendedores em seus negócios ainda é consideravelmente menor que o observado pré-pandemia. É o que aponta uma nova pesquisa da instituição financeira SumUp, prestadora de serviços de maquininha de cartão para pequenos negócios.
A quarta rodada da pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de novembro, com 1.500 clientes da empresa em todo o país, e aponta que 37% dos donos de pequenos negócios acreditam quem o movimento vai melhorar com a proximidade do Natal. Outros 10% acreditam que o movimento vai aumentar muito e 24% demonstram pessimismo e preveem queda nas vendas.
Os números mostram que 58% dos pequenos negócios que estão reabertos dizem que o movimento ainda é inferior ao do início do ano. Entre os que mantêm pontos de venda fechados, 90% informam baixo movimento.
Apesar disso, 80% dos entrevistados que estão com seus negócios ainda fechados estão otimistas para a reabertura.
A pesquisa ainda mostra que mais da metade dos microempreendedores, tanto os que permenecem com seus negócios fechados quanto os que estão funcionando normalmente, fizeram o uso do auxílio emergencial. A maioria acredita que vai precisar de auxílio financeiro também no futuro.
Venda online
Começar a vender online durante a pandemia foi uma tendência entre os negócios que ainda permanecem fechados. O setor teve adesão de quase 100% dos empreendedores, que formam a base de clientes da empresa.
Outro ponto nessa rodada de pesquisa mostra que a venda via WhatsApp foi a ferramenta mais utilizada para iniciar uma presença online.
A quarta rodada da pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de novembro, com 1.500 clientes da empresa em todo o país, e aponta que 37% dos donos de pequenos negócios acreditam quem o movimento vai melhorar com a proximidade do Natal. Outros 10% acreditam que o movimento vai aumentar muito e 24% demonstram pessimismo e preveem queda nas vendas.
Os números mostram que 58% dos pequenos negócios que estão reabertos dizem que o movimento ainda é inferior ao do início do ano. Entre os que mantêm pontos de venda fechados, 90% informam baixo movimento.
Apesar disso, 80% dos entrevistados que estão com seus negócios ainda fechados estão otimistas para a reabertura.
A pesquisa ainda mostra que mais da metade dos microempreendedores, tanto os que permenecem com seus negócios fechados quanto os que estão funcionando normalmente, fizeram o uso do auxílio emergencial. A maioria acredita que vai precisar de auxílio financeiro também no futuro.
Venda online
Começar a vender online durante a pandemia foi uma tendência entre os negócios que ainda permanecem fechados. O setor teve adesão de quase 100% dos empreendedores, que formam a base de clientes da empresa.
Outro ponto nessa rodada de pesquisa mostra que a venda via WhatsApp foi a ferramenta mais utilizada para iniciar uma presença online.
Publicidade