Publicidade
Cultura

Voz dos Oceanos: família Schurmann faz exposição para mostrar beleza e importância dos mares

Exibição acontece entre os dias 28 de julho e 20 agosto no shopping JK Iguatemi, em São Paulo

Imagem da noticia Voz dos Oceanos: família Schurmann faz exposição para mostrar beleza e importância dos mares
• Atualizado em
Publicidade

Eliminar resíduos plásticos dos oceanos até 2050 foi um dos compromissos assinados na declaração final da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

Enquanto isso, o mundo está diante de uma ameaça: as partículas de microplástico, presentes no mar, também chegam aos humanos. O alerta está em uma exposição imersiva, que "ancorou" em São Paulo e abre as portas ao público neste domingo (28).

+“Sigam-me os bons”: exposição que reúne itens de Chaves e Chapolin chega à reta final em SP

O convite é irrecusável: encontrar o mar em plena São Paulo, a bordo de uma réplica da proa do veleiro Kat, o veleiro da família Schurmann, que há 40 anos troca a terra firme por uma vida em mar aberto.

A exposição imersiva Voz dos Oceanos combina arte, tecnologia e ciência para criar uma experiência sensorial repleta de recursos tecnológicos e audiovisuais. A exibição é fiel ao que a família Schurmann vê nas expedições, por isso, não traz apenas a beleza e a exuberância da vida marinha. Lamentavelmente, também mostra o desrespeito do homem com a natureza e os riscos do uso indiscriminado de plástico.

+Exposição "Jaguar Parade" chega ao Rio de Janeiro

Encontrado nos mares a perder de vista, o que chamou atenção dos marinheiros quando chegaram à Ilha West Fayu, no Oceano Pacífico em 2015. "Cada minuto a gente via ou uma tampinha, ou uma garrafa, ou uma sandália plástica, em quase dois dias de navegação, não tinha um minuto que a gente não via plástico. Isso é um problema”, afirma Vilfredo Schurmann.

Parte vem de lixões, muitas vezes mal administrados. Quando chove, escorre pelo esgoto, vai parar nos rios, e acaba no mar. Veja o que cada um de nós consumimos em plástico por semana, por mês, por ano...

"A garrafa plástica, é o verdadeiro inimigo e veneno da nossa vida. Ela aqui de um a cinco anos, depois ela passa há 10 anos, começa a se fragmentar, e depois ela se torna um microplástico, que é o que consumimos no peixe, nos alimentos, no ar que respiramos e está nos oceanos”, revela Heloisa Schurmann.

+Travis Scott anuncia show solo no Brasil em setembro

Seis milhões de toneladas de plástico são despejadas nos rios e nos mares por ano, e quase um terço disso chega aos oceanos.

A exposição acontece entre os dias 28 de julho e 20 agosto no shopping JK Iguatemi. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla. As sessões acontecem com intervalos de 10 minutos, para grupos de dez pessoas, e são guiadas por estudantes do Instituto Oceanográfico Júnior da Universidade de São Paulo (USP).

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade