Voz dos Oceanos: família Schurmann faz exposição para mostrar beleza e importância dos mares
Exibição acontece entre os dias 28 de julho e 20 agosto no shopping JK Iguatemi, em São Paulo
Eliminar resíduos plásticos dos oceanos até 2050 foi um dos compromissos assinados na declaração final da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.
Enquanto isso, o mundo está diante de uma ameaça: as partículas de microplástico, presentes no mar, também chegam aos humanos. O alerta está em uma exposição imersiva, que "ancorou" em São Paulo e abre as portas ao público neste domingo (28).
+“Sigam-me os bons”: exposição que reúne itens de Chaves e Chapolin chega à reta final em SP
O convite é irrecusável: encontrar o mar em plena São Paulo, a bordo de uma réplica da proa do veleiro Kat, o veleiro da família Schurmann, que há 40 anos troca a terra firme por uma vida em mar aberto.
A exposição imersiva Voz dos Oceanos combina arte, tecnologia e ciência para criar uma experiência sensorial repleta de recursos tecnológicos e audiovisuais. A exibição é fiel ao que a família Schurmann vê nas expedições, por isso, não traz apenas a beleza e a exuberância da vida marinha. Lamentavelmente, também mostra o desrespeito do homem com a natureza e os riscos do uso indiscriminado de plástico.
+Exposição "Jaguar Parade" chega ao Rio de Janeiro
Encontrado nos mares a perder de vista, o que chamou atenção dos marinheiros quando chegaram à Ilha West Fayu, no Oceano Pacífico em 2015. "Cada minuto a gente via ou uma tampinha, ou uma garrafa, ou uma sandália plástica, em quase dois dias de navegação, não tinha um minuto que a gente não via plástico. Isso é um problema”, afirma Vilfredo Schurmann.
Parte vem de lixões, muitas vezes mal administrados. Quando chove, escorre pelo esgoto, vai parar nos rios, e acaba no mar. Veja o que cada um de nós consumimos em plástico por semana, por mês, por ano...
"A garrafa plástica, é o verdadeiro inimigo e veneno da nossa vida. Ela aqui de um a cinco anos, depois ela passa há 10 anos, começa a se fragmentar, e depois ela se torna um microplástico, que é o que consumimos no peixe, nos alimentos, no ar que respiramos e está nos oceanos”, revela Heloisa Schurmann.
+Travis Scott anuncia show solo no Brasil em setembro
Seis milhões de toneladas de plástico são despejadas nos rios e nos mares por ano, e quase um terço disso chega aos oceanos.
A exposição acontece entre os dias 28 de julho e 20 agosto no shopping JK Iguatemi. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla. As sessões acontecem com intervalos de 10 minutos, para grupos de dez pessoas, e são guiadas por estudantes do Instituto Oceanográfico Júnior da Universidade de São Paulo (USP).