Oscar 2026: "Pecadores" se torna filme com mais indicações na história da estatueta
Com 16 nomeações, thriller dirigido por Ryan Coogler superou recorde compartilhado por "A Malvada" (1950), "Titanic" (1997) e "La La Land" (2016)


Ana Clara Souza
O thriller "Pecadores", dirigido por Ryan Coogler, se tornou a produção com o maior número de indicações na história do Oscar nesta quinta-feira (22). Estrelado por Michael B. Jordan, o filme concorre em 16 categorias na 98ª edição do prêmio, superando as 14 nomeações atingidas anteriormente por "A Malvada" (1950), "Titanic" (1997) e "La La Land" (2016).
A grande quantidade de indicações coloca o longa como um dos favoritos na disputa deste ano. O filme teve desempenho expressivo nas principais categorias e enfrentará concorrentes como o brasileiro "O Agente Secreto", "Uma Batalha Após a Outra", "Frankenstein", "Hamnet: A Vida Antes de Hamlet" e "Marty Supreme", entre outros títulos indicados ao prêmio de melhor filme.
Além da indicação pela principal estatueta da noite, a produção também aparece em outras categorias centrais, como a de melhor ator, com Michael B. Jordan, melhor ator coadjuvante, com Delroy Lindo, e melhor atriz coadjuvante, com Wunmi Mosaku.
O longa também compete por direção e roteiro original, ambas assinadas por Ryan Coogler. A cerimônia de entrega da 98ª edição do Oscar está marcada para 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Confira lista completa de indicações de "Pecadores" no Oscar 2026:
- Melhor filme – Zinzi Coogler, Sev Ohanian, Ryan Coogler (produtores);
- Melhor direção – Ryan Coogler;
- Melhor ator – Michael B. Jordan;
- Melhor roteiro original – Ryan Coogler;
- Melhor atriz coadjuvante – Wunmi Mosaku;
- Melhor ator coadjuvante – Delroy Lindo;
- Melhor direção de arte – Hannah Beachler e Monique Champagne;
- Melhor fotografia – Autumn Durald Arkapaw;
- Melhor direção de elenco – Francine Maisler;
- Melhor figurino – Ruth E. Carter;
- Melhor maquiagem e penteados – Ken Diaz, Mike Fontaine, Shunika Terry;
- Melhor música original – "I Lied To You", de Raphael Saadiq e Ludwig Goransson;
- Melhor trilha sonora original – Ludwig Goransson;
- Melhor montagem – Michael P. Shawver;
- Melhor som – Chris Welcker, Benjamin A. Burtt, Felipe Pacheco, Brandon Proctor e Steve Boeddeker;
- Melhores efeitos visuais – Michael Ralla, Espen Nordahl, Guido Wolter e Donnie Dean.
Logo após o lançamento, em abril, “Pecadores” também alcançou outro marco histórico ao se tornar o filme de maior bilheteria nos Estados Unidos em 15 anos, desempenho que não era registrado desde "A Origem" (2010), de Christopher Nolan.
Sobre o que é "Pecadores"?
A narrativa de terror é estrelada por Michael B. Jordan, que vive os irmãos gêmeos Smoke e Stack de volta à cidade natal, no Mississippi dos anos 1930. Ao chegarem ao local, no entanto, eles se deparam com ameaças ocultas, que transformam a tentativa de recomeço em uma luta pela sobrevivência.









