Covid-19: ONU lança estratégia para vacinar 70% da população global até 2022
Iniciativa depende da mobilização de US$ 8 bilhões para assegurar a distribuição equitativa dos imunizantes

SBT News
A Organização das Nações Unidas lançou, na 5ª feira (7.out), uma estratégia global de vacinação contra a covid-19. A meta, anunciada pelo secretário-geral António Guterres, é imunizar 40% da população em todos os países até dezembro deste ano e 70% até meados de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante o pronunciamento, Guterres destacou que o compartilhamento de doses, trocas, transferência de tecnologia e outras ações prioritárias podem auxiliar na diminuição de óbitos pela doença, além de evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde e aumentar as chances da retomada das atividades sociais e econômicas.
Segundo o líder, a produção de vacinas atual está em torno de 1,5 bilhão de doses por mês, o que contribui para alcançar a imunização dos 40% da população global até o fim deste ano. A iniciativa, no entanto, depende da mobilização de US$ 8 bilhões para assegurar uma distribuição equitativa.
O secretário-geral reafirmou que cabe aos Estados-Membros estar em união e atuarem com tudo o que for preciso para que a estratégia seja bem-sucedida. A estratégia está baseada em análises científicas da evolução da pandemia, da eficácia das vacinas, do custo para aquisição e distribuição e do exame da demanda e do fornecimento globais.