Soraya Thronicke e Davi Alcolumbre serão titulares do União Brasil na CPMI
Sergio Moro e Efraim Filho foram escolhidos suplentes em comissão que vai investigar atos de 8/1
O União Brasil escolheu os senadores Soraya Thronicke (MS) e Davi Alcolumbre (AP) para serem os representantes da sigla na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro como titulares. A informação foi confirmada ao SBT News, nesta 5ª feira (11.mai), pelo senador Alan Rick (AC), vice-líder do partido no Senado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"No União Brasil, eu pleiteava uma das vagas de titular, senador Marcio Bittar [AC] também. Vários outros parlamentares pleiteavam as vagas, e o partido, depois de uma discussão interna, apresentou os nomes da senadora Soraya Thronicke como titular e o senador Davi Alcolumbre como titular. Com o meu apoio e o apoio do senador Marcio Bittar, o senador Sergio Moro [PR] foi também escolhido como suplente. E o senador Efraim Filho [PB] o outro suplente. São esses os nomes, até o momento, definidos pelo União Brasil", pontuou.
O bloco parlamentar que o União integra no Senado tem direito a seis vagas de titulares na CPMI. Os outros partidos do bloco são Podemos, MDB, PDT e PSDB. O Podemos já confirmou que seu representante será Marcos do Val (ES), com Styvenson Valentim (RN) como suplente.
Em relação à Câmara dos Deputados, o União escolheu Arthur Maia (BA) para ser o representante da sigla na CPMI como titular.
André Janones
Nesta 5ª feira, no Telegram, o deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu que seus apoiadores escrevessem "Janones na CPMI" no Twitter, para pressionar por sua indicação para compor o colegiado. Às 19h, o assunto estava em quarto lugar em tendências de Brasil na rede.
Na 3ª feira (9.mai), Janones havia dito no Telegram que a oposição estava ganhando força na articulação para deixá-lo fora da CPMI. Ele compartilhou na rede uma mensagem que havia colocado no Twitter e pediu ajuda aos apoiadores, falando para divulgarem "muito" a mensagem, enviarem em todos os grupos de WhatsApp e pedirem para as pessoas retuitarem e curtirem.
No tuíte, ele dizia: "A oposição está a um passo de conseguir me deixar fora da CPMI do 8 de Janeiro! Articularam pesado nos últimos dias e receio que consigam. Preciso de vocês agora! Os próximos dois dias serão decisivos!".