Comissão aprova convocação de ministro do Gabinete de Segurança Institucional
Marco Edson Gonçalves Dias deverá ser ouvido por deputados na próxima 4ª feira (26.abr)
Guilherme Resck
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), da Câmara dos Deputados, aprovou, na tarde desta 4ª feira (19.abr), a convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Marco Edson Gonçalves Dias. Os deputados querem que ele preste esclarecimentos sobre os ataques ocorridos, em 8 de janeiro, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A audiência será realizada na próxima 4ª feira (26.abr). O requerimento de convocação aprovado foi proposto pelos deputados Coronel Meira (PL-PE) e Delegado Caveira (PL-PA).
Marco Edson Gonçalves Dias havia sido convidado pela CSPCCO para, em audiência pública nesta 4ª, prestar esclarecimentos sobre os ataques de 8 de janeiro. Entretanto, ele faltou à audiência, alegando motivo de saúde.
"Comunicamos que o GSI/PR encaminhou o ofício n. 22/2023, para o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, informando a impossibilidade do comparecimento do Ministro Chefe do GSI, Marco Edson Gonçalves Dias, na data de hoje, em face de problemas de saúde. Expressando votos de respeito aos trabalhos da Comissão, o Ministro se coloca à disposição para agendamentos futuros", disse a assessoria de comunicação social do GSI.
Gonçalves Dias foi atendido por um médico, às 13h de hoje, com quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação, segundo atestado médico divulgado pela Presidência da República.
Na manhã desta 4ª feira, a CNN divulgou imagens que mostram o ministro-chefe do GSI dentro do Palácio do Planalto durante a invasão do local no dia 8 de janeiro. Às 16h29, o circuito interno registra imagens de Gonçalves Dias caminhando sozinho no terceiro andar do Planalto, na antessala do gabinete do presidente da República. Após tentar abrir duas portas, ele entra no gabinete. Depois de alguns minutos, o ministro surge caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. O vídeo sugere uqe ele indica a saída de emergência aos golpistas.
Em nota, o GSI diz que as imagens divulgadas hoje "mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos".
Ainda de acordo com o comunicado, "quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados".
A nota conclui dizendo que "as imagens de câmeras de segurança do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal".
Veja também: