Publicidade
Congresso

Câmara dos Deputados elege novo vice e secretários

Candidato oficial do PL, Lincoln será o vice-presidente da Casa; eleição ocorre após mudanças partidárias

Imagem da noticia Câmara dos Deputados elege novo vice e secretários
Plenário da Câmara dos Deputados
• Atualizado em
Publicidade

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados volta a ter todos os seus cargos devidamente ocupados. Em eleição realizada na tarde desta 4ª feira (25.mai), o plenário definiu quem será o mais novo primeiro-vice-presidente da Casa. Também foram eleitos titulares da segunda e da terceira secretaria do órgão.

+ Leia as últimas notícias sobre o Congresso no portal SBT News

Para a cadeira da vice-presidência, o eleito foi o candidato oficial do Partido Liberal (PL): Lincoln Portela, de Minas Gerais. Ele conquistou 232 votos e, assim, superou as candidaturas avulsas de quatro colegas de legenda: Bosco Costa, de Sergipe; Capitão Augusto, de São Paulo; Fernando Rodolfo, de Pernambuco; e Flávia Arruda, do Distrito Federal.

Para ser eleito em primeiro turno -- como ocorreu --, Portela precisava receber a maioria absoluta dos votos (50% mais um voto). Dos 406 deputados que votaram, ele foi a escolha de 232. Flávia Arruda ficou na segunda colocação, com 80 votos. Bosco Costa teve 40 votos. Capitão Augusto recebeu 24 votos. Fernando Rodolfo ficou com o último lugar da disputa, com apenas 11 votos.

Desde o fim da última "janela partidária", o PL tornou-se a maior bancada da Câmara. Atualmente, o partido, que também abriga o presidente Jair Bolsonaro, conta com 77 deputados federais.

A eleição de Lincoln Portela ocorre após ato assinado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Tendo o regimento interno como base, ele destituiu da função de primeiro-vice-presidente Marcelo Ramos, do Amazonas. Crítico de Bolsonaro, Ramos foi eleito para a Mesa Diretora enquanto estava filiado ao PL, mas posteriormente foi para o PSD.

A decisão de Lira também tirou da Mesa Diretora as deputadas Marília Arraes e Rose Modesto. A primeira, que respondia como segunda-secretária, trocou o PT pelo Solidariedade. A segunda deixou o cargo de terceira-secretária da Casa porque abandonou o PSDB e rumou para o União Brasil.

Lincoln Portela, do PL-MG, é o novo primeiro-vice-presidente da Câmara | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Novos secretários

Com o direito de indicar o nome a ser responsável pela segunda-secretaria da Câmara dos Deputados, o PT lançou Odair Cunha, de Minas Gerais, como candidato oficial. Nenhum outro parlamentar petista lançou candidatura avulsa. Dessa forma, o congressista mineiro foi eleito sem uma disputa de fato.

Também não houve disputa -- nem candidaturas avulsas -- para a terceira secretaria da Câmara dos Deputados. No PSDB, Geovania de Sá, de Santa Catarina, não teve concorrência e, com isso, conquistou o direito a ter vez na Mesa Diretora.

"Declaro empossados os novos membros da Mesa Diretora", disse o presidente da Câmara, Arthur Lira. Ele parabenizou os eleitos e pontuou, mais uma vez, que a eleição só ocorreu porque ele seguiu uma "norma estritamente técnica" por causa de mudanças partidárias dos antigos membros do órgão.

A sessão que marcou a eleição para os três cargos então vagos na Mesa Diretora foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Mesa Diretora completa

Com a eleição tripla realizada nesta 4ª feira, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados passa a ter a seguinte composição:

Presidência

  • Presidente: Arthur Lira (PP-AL);
  • Primeiro-vice-presidente: Lincoln Portela (PL-MG);
  • Segundo-vice-presidente: André de Paula (PSD-PE).

Secretarias

  • Primeiro-secretário: Luciano Bivar (União Brasil-PE);
  • Segundo-secretário: Odair Cunha (PT-MG);
  • Terceira-secretária: Geovania de Sá (PSDB-SC);
  • Quarta-secretária: Rosangela Gomes (Republicanos-RJ).

Suplentes das secretarias

  • Primeiro suplente: Eduardo Bismarck (PDT-CE);
  • Segundo suplente: Gilberto Nascimento (PSC-SP);
  • Terceiro suplente: Alexandre Leite (União Brasil-SP);
  • Quarto suplente: Cássio Andrade (PSB-PA).

Saiba mais:

+ Destituído da vice-presidência da Câmara, Marcelo Ramos ataca Lira e Bolsonaro

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade