Renan Calheiros pede "convocação imediata" do ministro Onyx à CPI
Relator quer comparar documento apresentado por técnico da Saúde com o lido pelo titular da Secretaria-Geral
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), pediu nesta 6ª feira (9.jul) a convocação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni (DEM). Ele reclama que o governo tem obstruído a investigação do colegiado sem enviar documentos solicitados em relação à negociação da vacina indiana Covaxin.
"Então, seu presidente, como consequência disso, eu peço a imediata convocação do ministro Onyx Lorenzoni para essa comissão", afirmou. Calheiros quer comparar a invoice apresentada pelo técnico do ministério da Saúde William Amorim com a lida pelo ministro, em coletiva de imprensa há cerca de duas semanas. Na ocasião, Lorenzoni negou que houvesse qualquer irregularidade no processo de importação.
Segundo o relator, o objetivo é esclarecer se o material estava no processo de compra do imunizante. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), indicou que o ministro parece querer "esconder alguma informação" sobre o caso.
"Essa CPI tem sido vítima de uma reiterada obstrução de informações. Até hoje (o governo) não entregou o processo inteiro relativo à Precisa. Mesmo requisitado, a Casa Civil, embora o ministro Onyx tenha apresentado em coletiva, não apresentou a essa CPI. Não sei porque procede dessa forma. Só posso imaginar que ele talvez esteja querendo esconder alguma informação", disse Randolfe.