Publicidade
Comprova

ENGANOSO: Vídeo engana ao dizer que CEO do Carrefour mudou de ideia sobre carne do Mercosul após conversa com Musk e Bolsonaro

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova

Imagem da noticia ENGANOSO: Vídeo engana ao dizer que CEO do Carrefour mudou de ideia sobre carne do Mercosul após conversa com Musk e Bolsonaro
Vídeo engana ao dizer que CEO do Carrefour mudou de ideia sobre carne do Mercosul após conversa com Musk e Bolsonaro | Projeto Comprova
Publicidade

ENGANOSO: É enganoso dizer que Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour, declarou em vídeo que recuou da decisão de deixar de comercializar carnes oriundas do Mercosul após conversar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o empresário Elon Musk. O vídeo usado no post foi publicado em 2021. Nele, Bompard fala sobre os 20 anos de atuação da fundação filantrópica Carrefour Foundation.


Conteúdo investigado: Vídeo de pronunciamento do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, que aparece ao lado de imagens de Jair Bolsonaro e de Elon Musk. Na peça, a fala de Bompard, em francês, é sobreposta por um áudio em português, supostamente uma tradução simultânea.

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: É enganosa a publicação segundo a qual o CEO global da empresa Carrefour, Alexandre Bompard, teria mudado de ideia sobre proibir a venda de carnes brasileiras nos mercados da rede na França após conversar com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com o empresário Elon Musk. No vídeo usado no post, Bompard faz um comunicado em francês, que é sobreposto por um áudio em português com a suposta tradução simultânea.

O conteúdo da fala em português é, no entanto, diferente da fala original do empresário. Segundo o post investigado, Bompard fez um pedido de desculpas ao povo brasileiro. A retratação, segundo a peça, acontece após “conversas profundas com líderes como Messias e Elon Musk”. De acordo com a tradução falsa, o CEO afirma que foi “levado por narrativas distorcidas, especialmente aquelas promovidas pelo atual governo”. O empresário diz ainda que o “verdadeiro líder do país é o Messias”.

As imagens da fala de Bompard foram retiradas de um vídeo verdadeiro. No entanto, a publicação original é de 2021 e não tem menção ao Brasil. Na declaração, o CEO fala sobre o aniversário de 20 anos da Carrefour Foundation, braço da rede de supermercados para iniciativas de combate à insegurança alimentar e promoção da educação nutricional.

No vídeo de 2021, o CEO destaca o trabalho da fundação nas áreas de direitos humanos, educação, cultura, esporte e inserção profissional. Bompard cita também atuação frente à pandemia de covid-19 e ajuda humanitária ao Líbano após explosão no porto da capital Beirute, que matou mais de 200 pessoas.

Recentemente, ele voltou atrás sobre a declaração da má qualidade das carnes do Mercosul. Como mostra uma reportagem da CNN, Bompard enviou uma carta de desculpas ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na qual citou a “qualidade e respeito às normas” da carne brasileira e alegou “confusão”.

Vale destacar, no entanto, que a retratação do CEO do Carrefour foi feita em carta, e o conteúdo não cita Musk ou Bolsonaro.

O Comprova contatou o perfil que compartilhou o vídeo enganoso, mas não obteve resposta até o momento da publicação.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 2 de dezembro, o vídeo alcançou 41,9 mil visualizações.

Fontes que consultamos: Vídeo com pronunciamento original do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard; carta enviada pela empresa ao governo brasileiro na íntegra e reportagens sobre o tema, linkadas ao longo do texto.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Musk e Bolsonaro são frequentemente citados em peças de desinformação. O Comprova já revelou que uma foto com os dois em uma lancha é montagem. E, recentemente, a iniciativa mostrou que o bilionário não anunciou abertura de fábricas da Tesla e SpaceX no Brasil e que post que atribui a Putin fala sobre pena de morte para o ex-presidente brasileiro é satírico.

Investigação e verificação

 

Correio Braziliense e Metrópoles participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos Estadão, Agência Tatu, Terra, A Gazeta, SBT e SBT News.
 

Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 42 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Na quinta fase, o Comprova verifica conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT SBT News fazem parte dessa aliança.

Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.

 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade