"Um Lugar Silencioso: Dia Um" – O silêncio aterrorizante retorna aos cinemas
Filme chega ao Brasil nesta semana e o SBT News foi nesta quarta (26) à estreia em Nova York
No início dessa trama a cidade de Nova York ainda é um caos barulhento. Mas, tudo muda rapidamente, e os habitantes precisam se adaptar à nova realidade e descobrir como sobreviver em um mundo dominado pelo silêncio. Qualquer barulho pode ser uma sentença de morte.
Lupita Nyong'o, que há 10 anos levou o Oscar pela atuação em "12 anos de Escravidão", agora é a protagonista. Para os fãs de gatos, preparem-se para se apaixonar por Frodo, 'interpretado' por Schnitzel e Nico, verdadeiras estrelas felinas. Até Lupita, que tinha medo de gatos, agora se declara apaixonada por eles.
"Foi incrível trabalhar com gatos, mas primeiro tive que superar meu medo deles. Na verdade, essa era a única coisa que me impedia de dizer sim ao filme, porque eu tinha tanto medo que não sabia como poderia interpretar uma dona de gato, mas felizmente fiz uma terapia que me ajudou a superar isso e quando cheguei no set eu consegui segurar o gato de forma convincente sem surtar. No final eu estava tão apaixonada por gato que ganhei um para mim", nos disse a atriz.
"Dia Um" promete mostrar como, no enredo, o mundo ficou quieto, enquanto explora como os antagonistas alienígenas sensíveis ao som vieram parar na Terra. A tensão e o suspense característicos da franquia estão presentes em cada frame, com cenas de tirar o fôlego.
Na festa em Nova York, sim, tinha muito barulho
"Tivemos um grande desafio em uma sequência dentro da água, que foi muito divertido mas teve muita logística envolvida, chefes de diferentes departamentos se uniram pra ter certeza que a gente estava fazendo de maneira segura e divertida", disse Joseph Quinn.
"Essa história foi realmente muito divertida de fazer. Acho que a coisa mais difícil, uma das coisas mais difíceis para mim, foi mesmo superar meu medo de gatos para interpretar Samira, já que foi necessária uma transformação física da minha parte e muita confiança. Mas adoro a história que o Michael escolheu contar, é surpreendente, o tom é diferente, os sustos são maiores e é uma ótima aventura", nos disse Lupita.
"Um Lugar Silencioso: Dia Um" é dirigido por Michael Sarnoski. Ele assume o comando da franquia após o sucesso dos dois primeiros longas escritos e dirigidos por John Krasinski que conquistaram o público e a crítica pela abordagem inovadora do gênero de terror, colocando o silêncio como elemento central para criar uma atmosfera de suspense e tensão.
"Pegar uma franquia no terceiro filme é muito intimidante. Acho que a parte mais difícil foi tentar ignorar essa intimidação e apenas focar na história de um personagem que me interessava. Então, meio que empurrando todos aqueles pensamentos de o que as pessoas querem, o que esperam, e apenas dizer o que eu quero e que história eu queria contar e o que eu sinto que posso compartilhar e trazer como novidade para isso."
"Felizmente, John Krasinski foi muito generoso em dizer para fazer deste um filme de Michael Sarnoski, e falou: faça o filme que você gosta, e isso tirou muita pressão de cima de mim. Eu tive muita sorte de fazer isso."
Ao Hollywood News, o diretor contou qual foi a sua maior dificuldade ao retratar a cidade de Nova York.
"Honestamente, a parte mais difícil foi provavelmente achar uma maneira autêntica de mostrar a cidade. Nós realmente queríamos sentir que estávamos vendo uma variedade de cenários de Nova York e sentir que estávamos na mesma página das pessoas que amam esta cidade. Criar isso foi algo em que nos esforçamos muito. Fiquei muito feliz com a forma como nós alcançamos".
Também perguntamos a Michael como foi ter um gato como personagem.
"Ter um gato como personagem é muito difícil. Nós temos um gato incrível, treinadores incríveis. Mas, no fim do dia, se o gato não quiser fazer algo, não vamos fazer nada", disse o diretor ao SBT News.