Vira-lata caramelo pode virar patrimônio cultural imaterial do Brasil
Projeto que tramita na Câmara destaca que "caramelos" simbolizam bem a diversidade brasileira
Paola Cuenca
Um dos cachorros mais queridos do brasil, o vira-lata caramelo, está prestes a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Um projeto de lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados. A proposta destaca que os "caramelos" simbolizam bem a diversidade brasileira.
Maíra Ianniruberto, de 12 anos, relatou como foi adotar Everest. "Nós fomos numa feirinha de adoção e tinha vários cachorros. Eu vi a Everest no fundo, com três caramelos, numa cerquinha brincando. Eu peguei ela no colo e senti que era ela que ia levar", relatou ao SBT.
Sexta-feira de pré-carnaval deve ter chuva em boa parte do país; veja previsão
Sisu 2024 inicia período de matrículas dos selecionados; prazo vai até 7 de fevereiro
Hoje é dia de Iemanjá: saiba fatos sobre as celebrações à Rainha do Mar
Caso o PL que tramita na Câmara seja aprovado, os caramelos — como a Everest — ficariam no mesmo patamar que outros elementos da nossa cultura, como o frevo e a capoeira.
O cão é tão amado que teve até campanha para que ele estampasse a cédula de R$ 200 reais. Na nota de papel não deu certo. Mas, nos negócios, sim.
Rodrigo Pinheiro é sócio-fundador do Caramelo Club, que desenvolve figurinhas dos cachorros. Elas podem ser compradas com moedas digitais. Parte do dinheiro arrecadado com a venda dos arquivos exclusivos do caramelo é direcionada para ONGs de proteção animal.
"O caramelo, além de ser algo "memético", que tem uma visualização muito grande, também tem um reconhecimento muito grande do público", afirmou.