VÍDEO: o que é redemoinho de fogo, que atingiu usina de cana no interior de SP
Fenômeno costuma ser facilitado por ondas de calor e tempo seco, e pode chegar a 50 metros de altura; entenda
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã de terça-feira (10), uma montanha de bagaço de cana na usina Nova Unialco, em Guararapes, no interior de São Paulo. Com isso, redemoinhos de fogo foram levantados pelo vento. Por que isso acontece?
+ Incêndio atinge “montanha” de cana e redemoinho de fogo é formado | Primeiro Impacto (12/09/24)
Sua formação ocorre quando uma corrente de ar quente vertical e ascendente converge com, geralmente, um incêndio florestal, de acordo com um artigo publicado na Revista Eletrônica de Meteorologia de Tempestades Severas pelos meteorologistas Michael Umscheid e João Monteverdi.
Com isso, segundo os autores, um núcleo em chamas gerado pelo incêndio e uma bolsa de ar giratória trazida pelo vento formam os redemoinhos, que podem atingir uma temperatura de até 1.090 °C.
+ Chuva preta: moradores no sul do RS registram fenômeno; saiba o que é e os riscos
Sua incidência costuma ser facilitada pela onda de calor e clima seco, com baixa umidade relativa do ar, segundo a MetSul Meteorologia.
Segundo o meteorologista Thomas P. Grazulis, geralmente sua duração é de alguns segundos, como no caso de Guararapes, e a altura varia de 10 a 50 metros. No entanto, sua duração pode ser de até 20 minutos.
Mais recentemente, grandes redemoinhos de fogo foram encontrados em incêndios florestais de 2003 em Canberra, na Austrália e nos na California, nos EUA, em 2020.
Esse fenômeno também pode acontecer em maior gravidade nas proximidades de uma erupção vulcânica ou terremoto, como no Terremoto de Kantō no Japão em 1923, que matou cerca de 38 mil pessoas, como também foi propiciado pelas bombas Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Nesses casos, é conhecido como tornado de fogo.
O que aconteceu na usina de cana?
O fogo começou no estoque de biomassa e mobilizou equipes de bombeiros de Araçatuba, além de brigadistas e caminhões-pipa de outras usinas da região. Além do redemoinho de fogo, o incêndio também provocou muita fumaça.
Em nota, a usina informou que, por precaução, as atividades foram interrompidas e o local foi evacuado.
A empresa informou que não pratica queima de cana, pois a colheita é totalmente mecanizada. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.