Brasil

Vacina contra dengue do Butantan deve começar a ser aplicada no fim de janeiro, diz Ministério da Saúde

Vacina de dose única será oferecida primeiro a agentes da saúde e adultos de 50 a 59 anos, começando pelos mais velhos

Imagem da noticia Vacina contra dengue do Butantan deve começar a ser aplicada no fim de janeiro, diz Ministério da Saúde
Aedes aegypti é a principal espécie que transmite o vírus da dengue. | Agência Brasil

A vacina contra a dengue do Instituto Butantan, de dose única, deve começar a ser aplicada pelo SUS no final de janeiro de 2026. Os primeiros a receberem o imunizante serão os profissionais da Atenção Primaria, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas visitas às comunidades, e os adultos de 50 a 59 anos, começando pelos mais velhos.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Serão aplicadas inicialmente 1,3 milhão de doses já fabricadas, segundo o Ministério da Saúde. O público prioritário foi definido com base em critérios técnicos e perfil epidemiológico do país.

A vacina é considerada o primeiro imunizante de dose única do mundo, com produção totalmente nacional. O registro do imunizante foi anunciado na segunda (8) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a Anvisa, a vacina possui eficácia de 74,7% contra dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos e 89% de proteção contra formas graves da doença.

Últimas Notícias