Último dia de campanha do SBT do Bem arrecada toneladas de doações para o RS
“Juntos pelo Rio Grande do Sul” coletou cerca de 90 toneladas em duas semanas; confira formas de colaborar
Kallyna Sabino
O sábado deste 1º de junho começou sobre duas rodas na Central de Doações do SBT, montada no estacionamento da emissora, em São Paulo, para receber donativos para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Mais de 200 integrantes do Insanos, um dos maiores motoclubes do mundo, trouxeram três caminhões lotados de produtos para doação.
+Temporal no Rio Grande do Sul já deixou 171 mortos e 806 feridos
São toneladas de itens que encerraram o último dia da campanha “Juntos pelo Rio Grande do Sul”. Desde que a tenda foi aberta oficialmente, em 19 de maio, o movimento foi intenso, surpreendendo os organizadores.
A campanha reuniu as estrelas do jornalismo e do entretenimento do SBT, e muita gente foi pega de surpresa ao chegar na central e dar de cara com os artistas.
Histórias emocionantes e mensagens de força
Entre os doadores, a história de Adelaide Silva emocionou: o marido dela morreu há uma semana e, como era uma vontade do casal ajudar os gaúchos, Adelaide foi à central. “Ele assistia pela TV pessoal trazendo as doações, antes de ele falecer", conta.
Ao todo, foram arrecadadas cerca de 90 toneladas de doações nas duas semanas de campanha, entre água, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene, e roupas – muitas roupas, que passaram por uma triagem dos voluntários.
Entre as doações e pacotes doados, também teve energia e tempo de cada voluntário dedicado à campanha, e mensagens de otimismo. “Para os irmãos do Rio Grande do Sul, vocês são guerreiros e vão se reerguer”, escreveu uma doadora.
Para além da iniciativa, outros programas seguem em arrecadação ao estado. O SBT News traz uma lista de locais e organizações que estão recebendo alimentos, produtos e doações para auxiliar as vítimas das chuvas.
Como ajudar o Rio Grande do Sul
- O governo do Rio Grande do Sul ativou uma chave PIX para doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes no estado. Para isso envie o PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul — CNPJ: 92.958.800/0001-38 - Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer).
- A Defesa Civil de Porto Alegre estabeleceu locais para receber doações, como colchões, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza, água e copos descartáveis. Para animais de estimação, a autoridade está recebendo casinhas, cama, coleira, guia, gradil e ração. Para saber como fazer o envio ou se informar sobre os locais de coleta, acesse o site da prefeitura.
- Em Porto Alegre, doações também podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho.
- A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul abriu inscrições para um banco de voluntários que possam atuar nas cidades afetadas pela chuva. Para isso, basta o interessado indicar a área de interesse e a carga horária disponível no site aberto pelo governo gaúcho. Os convocados poderão ajudar em hospitais, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde. A inscrição não garante convocação automática e não gera vínculo empregatício com o Estado. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site da secretaria.
- Para doar sangue, a Secretaria da Saúde gaúcha pede que o interessado se dirija ao hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, na avenida Bento Gonçalves, 3722, no Partenon, em Porto Alegre, para ajudar no abastecimento do estoque de sangue para ajudar as vítimas mais graves das chuvas. Há urgência para todos os tipos de sangue e os doadores devem seguir as orientações de segurança em alagamentos e inundações.
- O MST pede apoio às vítimas por doações que podem ser feitas pela chave PIX 09352141000148, ou por transferência bancária: banco 350/agência 3001/conta 30253-8/CNPJ 09.352.141/0001-48, pelo Instituto Brasileiro de Solidariedade.
- A prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu cadastro de voluntários para atuar no atendimento às vítimas da enchente no site da prefeitura.
- A cidade de Taquara pede que os itens doados sejam enviados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 947 ou também via PIX, pela chave com número de telefone 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a gestão dos recursos para ajudar as vítimas.
Clubes gaúchos abrem pontos de coleta e PIX para ajuda
Os principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul, Internacional, Grêmio e Juventude, estão pedindo ajuda às vítimas do Estado. Saiba como levar sua ajuda:
- O Grêmio suspendeu a coleta das doações nos postos abertos para evitar deslocamentos em áreas de risco e pede doações via PIX na conta do Instituto Geração Tricolor, que é ligado ao time. Para fazer o envio de qualquer valor a chave é o CNPJ 129859670001-59, em nome do Instituto Geração Tricolor.
- O Internacional recebe doações no Estádio Beira-Rio, que fica na avenida Padre Cacique, 891, em Praia Bela, e no Ginásio de Esportes Gigantinho, que fica ao lado do estádio, das 8h às 18h.
- Já o Juventude, em Caxias do Sul, abriu o estádio Alfredo Jaconi, na rua Hércules Galló, 1547, no Centro, para receber as doações. Além disso, o seu centro de treinamento, que fica na rua Atílio Andreazza, 1211 a 1513, no bairro Sagrada Família está disponível para receber as ofertas de ajuda, como agasalhos, água mineral, itens de higiene pessoal, limpeza e alimentos não perecíveis.
Outros estados
- Em São Paulo, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil abrem a partir de domingo (5) ponto de arrecadação na avenida Marechal Tito Guedes, 301, no Jaguaré, das 8h às 17h.
- O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná iniciou a campanha SOS RS para arrecadar alimentos e produtos de limpeza para as regiões atingidas. Todos os quartéis receberão alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza. Para saber os locais, basta acessar o site do Bombeiros do Paraná.
- Em Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis, pela Secretaria Municipal do Continente, que fica na rua João Evangelista da Costa, 781, em Capoeiras, e a Fundação Somar, Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 180 – Santo Antônio de Lisboa, pedem a ajuda da população com doações de mantimentos e produtos de limpeza para ajudar os gaúchos. Basta se dirigir aos endereços e levar a ajuda.
- As 26 unidades operacionais e sete delegacias da Polícia Rodoviária Federal no Estado de Santa Catarina também estão coletando doações, que serão enviadas à Defesa Civil gaúcha.
- As agências dos Correios de São Paulo, Paraná e 39 unidades do Rio Grande do Sul recebem doações para as vítimas das chuvas. O transporte será gratuito sem custo aos doadores. Para mais informações sobre o funcionamento basta entrar em contato no número 0800 725 0100, de segunda a sexta, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h.
- A Força Aérea Brasileira (FAB) abre as bases aéreas do Rio de Janeiro, de Brasília e em São Paulo para receber as doações das vítimas no Rio Grande do Sul. As doações serão levadas em aviões de grande porte rumo à base aérea de Canoas (RS). As doações podem ser feitas entre 8h e 18h nos endereços: Base Aérea de Brasília, Área Militar do Aeroporto Internacional de Brasília; na Base Aérea de São Paulo o local é no Portão G1 – Av. Monteiro Lobato, 6365, em Guarulhos (SP) ou Portão G3 (Acesso pelo Aeroporto); e na Base Aérea do Galeão, que fica na Estrada do Galeão S/N, no Rio de Janeiro (RJ).
Site de doações faz campanha de arrecadação
O Instituto Vakinha, em parceria com o Pretinho Básico e o Badin Colino, promovem campanha de arrecadação online para ajudar as centenas de municípios, cujas famílias são afetadas pela tragédia climática, assim como escolas, abrigos e a linha que frente humanitária que apoia as vítimas no Rio Grande do Sul.
Para fazer a doação, basta acessar o site e o valor que queira contribuir. Arrecadação passa dos R$ 75 milhões.