Sul do país terá fim de semana com neve; saiba onde e quando
Há alta probabilidade de ocorrência do fenômeno nas áreas de maior altitude no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina
SBT News
O final de semana no Sul do Brasil promete ser branco, com muita neve. Segundo o instituto de meteorologia MetSul, as áreas de maior altitude da região, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, terão a possibilidade de ocorrência do fenômeno por três dias.
+ Confira as últimas notícias de Brasil
De acordo com os meteorologistas, uma massa de ar frio chega nesta sexta-feira (23) ao Rio Grande do Sul e avança para o norte nas próximas horas, cobrindo toda a região Sul do país nos próximos três dias com temperaturas muito baixas. Essa instabilidade prevista, aliada ao ar frio, deve favorecer a ocorrência de neve na região.
Maior probabilidade do ano
Segundo os meteorologistas, esta é a maior probabilidade de neve até o momento, e a chance de nevar se concentra nas cidades de maior altitude do país, como no Planalto Sul Catarinense, em locais como Morro da Igreja (SC, a 1.800 metros de altitude) e no Morro das Antenas, em Urupema (SC).
Estima-se uma chance de precipitação invernal média a alta, com possibilidade de chuva congelada ou neve fraca nessas regiões, principalmente no Planalto Sul Catarinense, na área de São Joaquim.
+ Todas as notícias sobre Santa Catarina
No início de agosto deste ano, São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS) registraram ocorrência de neve. Segundo análise dos dados, a neve deve aumentar e ser mais intensa nessas regiões de altitude dos dois estados do Sul.
A região terá duas janelas de oportunidade para o registro de neve: a primeira entre o final de sábado e a manhã de domingo, e a segunda entre o fim de domingo e a madrugada de segunda-feira (26). No entanto, segundo o MetSul, o fenômeno não está descartado no período intermediário entre essas duas janelas.
Cenários semelhantes ocorreram em 28, 29 e 30 de junho de 2021, com neve nos três estados do Sul, e nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2000, durante uma grande onda de frio.
Maior nevada do século foi em 2013
Em 2013, o Rio Grande do Sul registrou a maior nevada do século. No final de agosto daquele ano, moradores de dezenas de cidades do estado, na Serra e nos Campos de Cima da Serra, presenciaram o fenômeno.
+ Todas as notícias sobre Rio Grande do Sul
Gramado ficou coberta de neve, algo que não acontecia desde julho de 1994.