Publicidade
Brasil

RJ: Mais de 260 pessoas foram salvas de afogamentos por dia em janeiro

Número de resgates cresceu 320% desde o início do ano, em relação ao mesmo período de 2023, segundo Corpo de Bombeiros

Imagem da noticia RJ: Mais de 260 pessoas foram salvas de afogamentos por dia em janeiro
Publicidade

Mais de 2.400 pessoas foram salvas de afogamentos, no Rio de Janeiro, só nos primeiros nove dias de 2024, segundo o Corpo de Bombeiros. Em média, foram 267 resgates por dia. O número representa um crescimento de 320%, em relação ao mesmo período do ano passado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ao menos três pessoas morreram afogadas, em janeiro, na capital fluminense: um jovem que tinha ido à praia sozinho, pela primeira vez; uma turista de Minas Gerais; e um home que caiu de um costão.

Afogamento também é uma das hipóteses investigadas para o desaparecimento de Édson Davi, de 6 anos. Novas imagens mostram o menino brincando junto da água, na Barra da Tijuca. Drones passaram a ser empregados nas buscas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma explicação para o recorde de salvamentos está na combinação do forte calor com os ventos intensos, que deixam o mar mais agitado. Para o verão deste ano, o número de guarda-vidas foi reforçado em 20% em todo estado do Rio de Janeiro.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio, Fábio Contreiras, alerta para alguns cuidados essenciais. "Ficar sempre próximo de um posto de guarda-vidas, respeitar as cores das bandeiras. Se tem bandeira vermelha, não entrar no mar: ali vai ter uma corrente de retorno, vai ter uma vala. Além disso, não misture bebida alcoólica com banho de mar, e nem entre no mar de noite", ele indica.

Para quem vai levar crianças à praia, a atenção deve ser redobrada. "Coloque uma pulseira com o nome e telefone do responsável e, se ela entrar no mar, fique no máximo a uma distância de um braço dela, para que ela não seja surpreendida por uma onda", aconselha o especialista.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade