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Propaganda infantil na televisão é tema de debate no SBT

Encontro entre profissionais do SBT e do mercado publicitário discute a publicidade voltada ao público infantil e adolescente

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Profissionais do SBT e do mercado publicitário se reuniram na sede da emissora, nesta quarta-feira (25), para debater a propaganda de produtos infantis na televisão. O encontro focou em como conduzir campanhas publicitárias voltadas a crianças e adolescentes de maneira ética, sem desrespeitar as normas e o público.

Marluce, diretora jurídica do SBT, destacou a importância de ampliar a discussão sobre o tema com a sociedade:

“Falta a gente pensar em falar mais sobre a publicidade de produtos direcionados a esse público, chamar a sociedade pra essa discussão, que é uma discussão muito saudável”, afirmou.

Atualmente, o Brasil não possui uma legislação específica para regular a publicidade infantil. As normas vigentes são baseadas em resoluções como as do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que define as diretrizes para a produção de conteúdo comercial voltado para crianças. Emissoras de televisão seguem essas normas para veicular anúncios direcionados ao público jovem.

Ernesto Morita, representante do Conar, reforçou a legitimidade da publicidade voltada para crianças e adolescentes: "É uma publicidade legítima, de produtos direcionados a esse público específico, e nosso código traz orientações de como realizar essa publicidade de maneira ética e responsável."

Segundo Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta, o mercado publicitário brasileiro tem adotado critérios rigorosos para garantir a responsabilidade na comunicação dirigida ao público infantil.

"Hoje o mercado, ele é um mercado responsável, ele usa desses critérios justamente pra comunicar seus produtos de forma responsável para este público".

João Camilo Junior, diretor de Relações Institucionais e Assuntos Regulatórios do SBT, defendeu a importância da educação midiática em vez da restrição da publicidade.

"Nós acreditamos que o caminho não é a restrição. O caminho é a educação. Quando eu restrinjo a publicidade, quando eu proíbo a publicidade, eu tô limitando a quantidade de conteúdo nacional, a quantidade de produto de cultura brasileira que as crianças e adolescentes vão ter acesso."

Íris Abravanel, escritora e novelista de sucessos da programação infantil do SBT, também participou do evento. Ela ressaltou a responsabilidade da emissora em oferecer conteúdo para toda a família brasileira.

“Eu faço questão de participar, pra saber o que as famílias precisam, o que elas estão interessadas. Nós queremos criar isso, uma educação midiática, pra que todos possamos, em todos os setores, trabalhar com a família e a criança”, disse Íris.

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