Primeiro filhote de baleia-franca de 2024 é avistado no Sul do Brasil; veja vídeo
Registro do bebê baleia e sua mãe foi feito em Santa Catarina, por uma equipe de pesquisadores do ProFRANCA
Emanuelle Menezes
O primeiro filhote de baleia-franca da temporada 2024 foi registrado nesta quarta-feira (19), em Imbituba, Santa Catarina. O bebê baleia e sua mãe foram avistados na Praia da Ibiraquera, por uma equipe de pesquisadores do ProFRANCA (Projeto Franca Austral).
O filhote é bastante pequeno, com características de recém-nascido. A mãe, segundo o Instituto Australis, chegou ao estado em 11 de junho, sozinha. Isso significa que o bebê tem, no máximo, oito dias. (Veja vídeo abaixo).
A mãe baleia foi catalogada em 2003 pelo instituto e já teve outros dois filhotes em águas catarinenses, em 2015 e em 2021.
Em 2024, as baleias-francas chegaram mais cedo ao litoral sul do Brasil. Os pesquisadores foram surpreendidos em 24 de maio, com os primeiros avistamentos.
"Elas chegaram mais cedo, o que nos traz alegria pela presença que, provavelmente, pode ser o reflexo de trabalhos incessantes para sua conservação, já que foram quase extintas há 40 anos pela caça desenfreada", comemora Karina Groch, diretora do ProFRANCA.
Os mamíferos frequentam o litoral brasileiro especialmente para gerar seus filhotes e amamentá-los em enseadas com águas mais quentes e seguras.