Preços dos medicamentos podem subir até 4,5% a partir de domingo
Farmácias podem repassar esse reajuste máximo de uma vez ou dividi-lo ao longo do ano
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28) o percentual de aumento no preço dos medicamentos, que vai até 4,5%. As farmácias podem repassar o reajuste de uma vez ou dividi-lo ao longo do ano, porém não podem repassar valores maiores que o previsto.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o reajuste é o menor desde 2020 e destacou ainda que o percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste.
Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do ministério, afirmou que "o Brasil adota uma política de regulação de preços focada na proteção ao cidadão, estabelecendo sempre um teto para o percentual do aumento para proteger as pessoas e evitar aumentos abusivos de preço”.
Para chegar ao percentual de aumento no preço dos medicamentos, são analisados os dados da inflação dos últimos 12 meses. Essa análise é feita pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão regulador do setor farmacêutico na dimensão econômica.
*Estagiária sob supervisão de Iuri Guerrero