Operação tenta descobrir origem de poluente que deixou 2 milhões sem água no RJ
Foram cumpridos mandados de busca contra 16 empresas que utilizam tolueno
Raíza Chaves
Polícia Civil e Inea realizam nesta segunda-feira (8) a Operação águas Claras, a fim de identificar de onde veio a substância que deixou 2 milhões de pessoas sem água por pelo menos três dias na região metropolitana do Rio de Janeiro.
+Radar próximo a local de acidente com Porsche não estava funcionando
Na ação, agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), com de outras unidades da Polícia Civil e do Inea, saíram para cumprir mandados de busca contra 16 empresas que utilizam tolueno em seu processo de produção, sendo que 14 delas ficam no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
+Justiça determina prisão preventiva de donos de pitbulls que atacaram escritora no Rio
O que aconteceu
Água contaminada no sistema Imunana-laranjal fez com que a Cedae interrompesse operação em sistema que abastece Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Paquetá por pelo menos três dias.
Em nota, a Cedae e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que a paralisação começou às 6h de quarta-feira (3), "em razão de alteração da qualidade da água bruta no manancial de captação". O ramal da Cedae também atende Itaboraí, parte de Maricá e a Ilha de Paquetá, na capital.
Uma equipe de emergência do Inea buscou identificar a origem do poluente encontrado, um produto químico conhecido como tolueno.
As empresas ainda afirmaram que não teria risco da substância chegar às residências, "porque a captação só será retomada quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano".
Diante do problema, a Prefeitura de Niterói divulgou um comunicado pedindo que os moradores do município economizem água até que o abastecimento seja normalizado.
Somente no fim da noite de sexta-feira (5), com os níveis estabilizados, a unidade foi religada, e o fornecimento foi normalizado ao longo do fim de semana.
Sobre o Tolueno
O tolueno é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico. É altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. A substância é produzida na fabricação de gasolina. É comumente utilizado como matéria-prima de solventes orgânicos em colas e tintas, além de estar presente na borracha; colas e adesivos para ajudar a secar, dissolver e diluir outras substâncias; diluentes de tinta; limpadores de pincéis, esmaltes; removedores de manchas.