Operação da PF mira emissão de títulos de créditos falsos por instituições do Sistema Financeiro Nacional
Um dos alvos de mandado de prisão é Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master; agentes federais cumprem mandados em quatro estados e no DF

SBT News
A Polícia Federal (PF) deflagra nesta terça-feira (18) a operação Compliance Zero, mirando emissão de títulos de crédito falsos por instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Agentes saíram às ruas para cumprir cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares. Um dos presos é Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master.
Ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal contra alvos em quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal. Investigação começaram em 2024, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), para apurar fabricação de carteiras de crédito "insubsistentes por uma instituição financeira".
Veja balanço parcial da operação Compliance Zero:
- 6 prisões (4 preventivas e 2 temporárias);
- R$ 12,2 bilhões bloqueados em contas;
- Apreensões de carros de luxo, obras de arte, relógios e de R$ 1,6 milhão em espécie.

Segundo a PF, esses títulos "teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada".
Força-tarefa investiga crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.









