Metrô do Recife amanhece com todas as linhas fechadas em protesto contra privatização
Paralisação foi confirmada em assembleia extraordinária do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE); presidente Lula visita a cidade
S
SBT News
14/08/2025, 11:59 • Atualizado em 14/08/2025, 11:59
compartilhar
A paralisação do metrô no Recife tem provocado uma manhã caótica na Região Metropolitana da capital pernambucana. Tanto a linha Sul, quanto a linha Centro, estão com o funcionamento completamente pausado desde às 22h da noite da quarta-feira (13) e devem continuar sem rodar até pelo menos 22h da quinta (14).
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Cerca de 140 mil passageiros serão prejudicados ao longo do dia, recorrendo a rotas alternativas, como linhas de ônibus e transporte por aplicativos. Com as 37 estações inativas no Grande Recife, a superlotação nos terminais integrados vai causar atrasos nas agendas de quem depende desses meios de locomoção.
Privatização
Em reunião extraordinária realizada na noite da quarta-feira (13), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) oficializou que a paralização ocorresse durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Recife, nesta quinta (14).
A classe exige que o chefe de Estado cumpra a promessa feita durante a campanha eleitoral de 2022, quando foi eleito. "O presidente Lula prometeu que o metrô do Recife seguiria público. Nossa luta é para que essa palavra seja honrada", explica o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.
O metrô é atualmente controlado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão do governo federal. Entretanto, a iminência da concessão tem motivado os protestos. Há, inclusive, previsão de quando o presidente vai anunciar a decisão pela privatização.
Metrô do Recife amanhece com todas as linhas fechadas em protesto contra privatizaçãoParalisação foi confirmada em assembleia extraordinária do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE); presidente Lula visita a cidadeBrasil2025-08-14T11:59:08.859ZA paralisação do metrô no Recife tem provocado uma manhã caótica na Região Metropolitana da capital pernambucana. Tanto a linha Sul, quanto a linha Centro, estão com o funcionamento completamente pausado desde às 22h da noite da quarta-feira (13) e devem continuar sem rodar até pelo menos 22h da quinta (14). + Cerca de 140 mil passageiros serão prejudicados ao longo do dia, recorrendo a rotas alternativas, como linhas de ônibus e transporte por aplicativos. Com as 37 estações inativas no Grande Recife, a superlotação nos terminais integrados vai causar atrasos nas agendas de quem depende desses meios de locomoção. Privatização Em reunião extraordinária realizada na noite da quarta-feira (13), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) oficializou que a paralização ocorresse durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Recife, nesta quinta (14). A classe exige que o chefe de Estado cumpra a promessa feita durante a campanha eleitoral de 2022, quando foi eleito. "O presidente Lula prometeu que o metrô do Recife seguiria público. Nossa luta é para que essa palavra seja honrada", explica o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares. + O metrô é atualmente controlado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão do governo federal. Entretanto, a iminência da concessão tem motivado os protestos. Há, inclusive, previsão de quando o presidente vai anunciar a decisão pela privatização.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/metro-do-recife-amanhece-com-todas-as-linhas-fechadas-em-protesto-contra-privatizacao