Lula participa da primeira reunião Conselho Nacional de Política Indigenista
Órgão foi criado em 2016, mas extinto pelo governo Bolsonaro; solenidade teve Hino Nacional em linguagem tikuna
Soane Guerreiro
Às vésperas do Dia Nacional dos Povos Indígenas, que ocorre nesta sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista. O início do evento foi marcado por uma versão do Hino Nacional na língua indígena tikuna.
A solenidade, que ocorreu no Ministério da Justiça, contou com a participação de autoridades e de representantes de entidades e indigenistas de todo o país. O Conselho Nacional de Política Indigenista, criado em 2016, nunca havia funcionado, pois foi extinto no início da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e só retomado na administração de Lula.
O Conselho visa elaborar estratégias e políticas públicas para garantir direitos e promover ações que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico dos povos indígenas.
Durante o evento, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, anunciou investimentos para a educação e saúde dos povos originários, destacando também a abertura de 500 novas vagas na Funai e 30 no ministério. Ela lembrou que, no primeiro ano do governo, foram realizadas oito demarcações de terras, resultando no assentamento de 4.500 indígenas.
Também foi lançado o Selo Indígenas do Brasil, um certificado que identifica os produtos agrícolas e artesanais produzidos pelas comunidades indígenas.