Publicidade
Brasil

Graduados entram em vagas de quem tem ensino médio, diz levantamento

Conseguir emprego de nível superior após receber diploma está cada vez mais difícil, aponta pesquisa

Imagem da noticia Graduados entram em vagas de quem tem ensino médio, diz levantamento
Publicidade

Conquistar o diploma da graduação após a faculdade e entrar no mercado de trabalho de nível superior está cada vez mais difícil, segundo um levantamento feito a partir da análise da combinação de dados dos ministérios da Educação e do Trabalho.

+ Concurso Nacional Unificado: veja quem tem direito a isenção da taxa

+ Concurso Nacional Unificado destina 20% das vagas para negros

A pesquisa aponta que a maioria dos formados em faculdades entra no mercado de trabalho em vagas que podem ser preenchidas por quem só tem o Ensino Médio.

O principal motivo para a situação é a falta de conexão entre as demandas do mercado e as universidades. "Aqui no Brasil, as políticas do cenário educacional são muito antigas, realmente engessam as universidades, que não conseguem fazer mudanças rápidas", afirma Isabela Cavalcanti, gerente de produtos de dados da Geofusion.

O levantamento mostra que, quando são considerados os dez maiores cursos do país em número de matrículas, como direito, administração e pedagogia, menos de 9 mil dos quase 67 mil formados ingressam em cargos de nível superior. O número representa apenas 12%.

Entre os que se formaram em direito, a fatia é ainda menor, de 9%. Os formados em enfermagem, 7%, e apenas 3% entre os graduados em administração.

O inverso é pouco comum, mas é encontrado em áreas como tecnologia: sobram vagas por deficiência dos recém-formados. Isso ocorre por conta das rápidas mudanças, como a inteligência artificial, que ainda está entrando nos currículos das universidades. Essas rápidas transformações podem gerar uma situação de cada vez menos emprego, já que as pessoas não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças.

Publicidade

Assuntos relacionados

Emprego
Economia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade