Gamescom: São Paulo recebe maior evento de games do mundo pela primeira vez
A feira, que acontece até este domingo (30), espera receber mais de 100 mil pessoas

Flavia Travassos
A Gamescom, maior evento de jogos do mundo, estreou no Brasil nesta semana. A feira, que acontece até este domingo (30), em São Paulo, espera receber mais de 100 mil pessoas.
Empresas de 70 países estão reunidas. São mais de 400 jogos disponíveis para o público testar. Alguns já são velhos conhecidos: Renato Santos conta que começou a jogar Mario Bros quando tinha quatro anos. Aos 27, ele continua se aventurando.
"Esse aqui é a sensação da infância. Eu cresci jogando, desde o Super Nintendo, o Mario World. A gente chega até os dias de hoje jogando, se divertindo”, confessa o analista de sistema.
O Brasil é o quinto país com maior número de jogadores. Mais de 70% da população está, em algum momento, com um game nas mãos, sendo que a maioria são mulheres.
De tanto mergulhar neste universo, muita gente passou a criar os próprios jogos. É o caso de Leonardo Marques, que revela que a inspiração chegou quando ele ainda era criança. “Meu pai me deu o computador cedo, então eu tinha só o Paint. Ficava desenhando desde pequeno. Esse aqui é meu primeiro jogo que pretendo lançar no mercado”, conta o desenvolvedor.
Não falta criatividade neste mercado, mas ninguém está de brincadeira: R$ 1 bilhão circulou em negócios fechados em 4 dias de evento. "Aqui atrás da gente está tendo um monte de reunião de negócios com executivos das principais empresas do mundo. Todo mundo vindo aqui comprar jogo brasileiro”, revela Gustavo Steinberg, diretor-executivo do evento.