Eduardo Leite afirma que Sul precisará de "Plano Marshall" para se recuperar de tragédia
Em coletiva ao lado de Paulo Pimenta, governador do RS afirmou que todas as diferenças precisam ser deixadas de lado neste momento
Em entrevista concedida na noite deste sábado (4), Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, afirmou que o estado precisará de um "Plano Marshall" para se recuperar das fortes chuvas que atingem a região e que, até o momento, já deixaram pelo menos 55 mortos.
+Rio Grande do Sul tem 55 mortos pelas chuvas, diz Defesa Civil
"O Rio Grande do Sul vai precisar de uma espécie de Plano Marshall de reconstrução", afirmou o governador, em referência ao esforço de recuperação econômica feito na Europa após a segunda Guerra Mundial. O projeto foi batizado em homenagem ao seu idealizador, George Catlett Marshall, general do exército americano.
"Vamos precisar de processos, recursos, medidas extraordinárias. Quem já foi vítima, não poder vítima da desassistência, burocracia e demora", disse o governador.
Leite também agradeceu o apoio do governo federal e dos estados, além de deixar claro, no momento, que a prioridade é o resgate das vítimas. "Tudo o que é possível empregar está sendo empregado. Vai chegar mais gente. Não porque não tenham chegado antes porque não quisessem, mas porque essa mobilização leva um tempo", explicou.
"E vai ser importante porque vai ter várias dimensões ainda de impacto. Temos vários municípios que estão sem água e vão precisar de obras e intervenções, estradas que vão precisar ser refeitas, hospitais que precisam de oxigênio", destacou.