Helicóptero cai em Barueri (SP) e deixa sete feridos
"A aeronave veio, perdeu o controle, caiu. Na hora que bateu já começou a pegar fogo", contou uma testemunha do acidente

SBT News
Marco Pagetti
Um helicóptero modelo AS 350 B3 caiu no fim da tarde desta terça-feira (20) na Avenida Marco, em Barueri, região metropolitana de São Paulo. O Corpo de Bombeiros confirmou que o acidente deixou sete vítimas, sendo duas crianças e três adultos.
+ Dengue dá coceira? Entenda sintomas e fases da doença
+ Tornado atinge cidade do interior do Rio Grande do Sul; veja imagens
+ Corregedoria afasta funcionários da inteligência, segurança e administração do presídio de Mossoró
Seis vítimas foram transportadas para o pronto-socorro central de Barueri e o piloto foi encaminhado para o Hospital das Clínicas, na capital paulista. O piloto foi retirado das ferragens com lesão na perna e fratura no fêmur.
Entre as vítimas está uma mulher, que fraturou as costas e teve lesões no rosto. Os três adultos foram socorridos em estado grave.
Testemunhas disseram que a aeronave perdeu altitude e bateu em uma árvore. Pessoas correram para socorrer os passageiros, antes mesmo da chegada dos Bombeiros.
O helicóptero caiu numa área de mata, perto de uma avenida.

Com o impacto da aeronave no chão, houve um princípio de incêndio. Dono de um mercado vizinho ao local do acidente, Adriano Fernando da Silva contou o que viu.
"Eu tava aqui fora no estacionamento do meu supermercado quando a aeronave veio, perdeu o controle, caiu o helicóptero", disse Silva. "Na hora que bateu já começou a pegar fogo, como a gente tá muito próximo todo mundo já saiu correndo, na hora do desespero, se tivesse de explodir, a gente também ia... um perigo, mas na hora de salvar o ser humano, a gente dá a vida pelo outro."
As testemunhas conseguiram socorrer cinco vítimas com macas improvisadas, de madeira. O autônomo Romulo Rodrigues participou do resgate. "Eu peguei a terceira vítima, que é a babá das crianças. Pessoal conseguiu tirar ela do helicóptero, fizemos um corredor e eu catei ela no colo."
O piloto ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. Ele precisou ser levado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar ao Hospital das Clínicas.
Um tenente do Corpo de Bombeiros contou que, quando chegou ao local, as crianças estavam orientadas e tranquilas, só não entendiam direito porque os pais delas estavam sendo levados.
O local do acidente é uma área de residências e de comércios. A queda aconteceu a poucos metros de outros imóveis. A polícia acredita que o piloto fez uma manobra e escolheu essa área de mata para evitar atingir outras vítimas.

Investigação das causas do acidente
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), em São Paulo (SP) foram acionados para começar a apurar as causas do acidente com o helicóptero PR-ENT, em Barueri.
O Seripa IV faz parte do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Os agentes devem coletar dados no local e preservar elementos que possam ser relevantes para a investigação do acidente.
Segundo o órgão, a conclusão das investigações terá "o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes".