Divergência em notas no site da Liesa gera polêmica sobre resultado do carnaval no RJ
Nas redes sociais, Grande Rio afirmou que questionará erro na divulgação em plenária oficial

Giovanna Tuneli
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) publicou, no site, o mapa de notas da apuração do Carnaval 2025 com um erro que poderia mudar o resultado da agremiação campeã deste ano no Rio de Janeiro. Em nota, a entidade se desculpou e explicou que o equívoco foi na digitação. A Acadêmicos da Grande Rio usou as redes sociais para afirmar que vai questionar sobre a inconsistência.
+ Camarotes luxuosos atraem foliões no Carnaval de Salvador
A inconsistência ocorreu na nota da jurada Geiza Carvalho em bateria para a Grande Rio, único quesito em que a escola perdeu um décimo, o que deu o título à Beija-Flor, que não perdeu pontos.
No dia da leitura das notas, a Acadêmicos do Grande Rio recebeu duas avaliações 9,9 no quesito bateria, mas ao divulgar o mapa oficial, nesta quinta-feira (6), uma das notas virou 10. Como a avaliação mais baixa é descartada, se a agremiação levasse somente um 9.9, ele não seria computado. Assim, a Grande Rio somaria 30 pontos no quesito e dividiria o título de campeã com a Beija-Flor, com o total de 270 pontos.
Após a polêmica, a Liesa se desculpou e informou que houve um erro de digitação quando a planilha foi publicada no site da liga. Dessa forma, a Beija-Flor segue com o título. A nota foi atualizada no mesmo dia, por volta das 19h40, com a nota 9.9 de Geiza Carvalho para a bateria da Grande Rio.
+ Qual o hit do carnaval 2025?
Por causa do equívoco, a Acadêmicos do Grande Rio foi informou, nas redes sociais, que irá questionar a inconsistência durante uma plenária oficial da entidade com todas as escolas do Grupo Especial carioca, que acontece nesta sexta-feira (7). Veja a íntegra nota oficial da escola:
Além desse erro, a Mangueira também teve uma nota publicada de forma incorreta no quesito bateria. A escola recebeu uma nota 9,9 de um dos jurados, mas o mapa inicial da Liesa registrou como 10. No entanto, esse erro não afetaria o resultado final. Mesmo assim, as inconsistências levantaram dúvidas nos amantes da competição sobre a precisão do processo de divulgação das notas e da transparência das informações.