Disputas pela guarda de filhos crescem 13% no Brasil em 2024
Especialistas alertam para importância do diálogo entre pais para evitar processos judiciais
SBT Brasil
O número de processos judiciais pela guarda de filhos no Brasil cresceu 13% em 2024, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O aumento reflete também o crescimento no número de divórcios no país. De acordo com o IBGE, em 2023 foram registrados mais de 440 mil divórcios, alta de 4,9% em relação a 2022.
Em meio a esse cenário, especialistas defendem que o diálogo entre os pais e a busca por acordos extrajudiciais são as melhores alternativas para preservar o bem-estar das crianças e evitar desgastes emocionais.
O advogado Rafael Gonçalves explica que os processos pela guarda têm aumentado nos últimos anos. "Percebemos um crescimento significativo dessas ações, especialmente em casos que envolvem conflitos mais graves entre os pais", afirmou.
Embora a Justiça incentive a guarda compartilhada, advogados e profissionais de saúde mental defendem que a melhor solução é sempre a conciliação.
Segundo a psiquiatra infantil Danielle Admoni, a mediação entre os pais ajuda a reduzir impactos emocionais nos filhos e evita disputas prolongadas.
Leia também:
+ Filha de MC Catra é presa em operação contra golpe de empréstimo consignado
+ Edu Guedes fala pela primeira vez após cirurgia: "Me operaram bem rápido"
+ Lula reage à tarifa de Trump e diz que Brasil responderá com reciprocidade