Com alta temperatura e umidade, Norte e Nordeste terão semana com fortes chuvas
Alerta prevê até 80 milímetros de chuva. No Sudeste, tempo deve ser quente, seco e com previsão de fortes temporais
Vitória Santiago
• Atualizado em
A primeira semana de abril deve seguir com chuvas e trovoadas no Norte e Nordeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início do mês deve apresentar grandes acumulados de chuva que poderão ultrapassar 80 milímetros, especialmente no norte do país, devido à combinação de calor e alta umidade.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
No Sul do Brasil, há previsão de tempestade no Rio Grande do Sul, que pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e trovoadas. Há possibilidade de queda de granizo.
Fonte: Inmet | Mapa mostra todos as regiões citadas abaixo em situação de perigo potencial, devido ao forte temporal previsto para esta semana
Como fica o tempo em cada região:
Sul
A semana deve ser de tempestade no centro-sul do Rio Grande do Sul. Levantamento mostra que o forte temporal pode vir acompanhado de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo. Porém, a partir do fim de semana, o tempo deve ficar mais quente e seco.
Sudeste
Previsão de tempo quente e seco. No fim de semana são previstas pancadas de chuva isolada no nordeste de Minas Gerais.
Centro-Oeste
A chuva deverá ter um pouco mais de regularidade em parte da região. Em Mato Grosso, por exemplo, o total de chuva pode passar os 80 milímetros. Nos demais estados, a tendência é de chuva irregular.
Nordeste
Em grande parte da região são previstas pancadas de chuva, que podem ser fortes, principalmente, no centro-norte da região, com volumes superiores a 70 milímetros. No sul da Bahia, podem ocorrer pancadas de chuva isolada, em menor volume.
Norte
São previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 80 milímetros em praticamente toda a região e, principalmente, em áreas do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. As precipitações podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nos demais estados, as pancadas de chuva devem ser mais isoladas com menores acumulados.