Com alta temperatura e umidade, Norte e Nordeste terão semana com fortes chuvas
Alerta prevê até 80 milímetros de chuva. No Sudeste, tempo deve ser quente, seco e com previsão de fortes temporais
Vitória Santiago
A primeira semana de abril deve seguir com chuvas e trovoadas no Norte e Nordeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início do mês deve apresentar grandes acumulados de chuva que poderão ultrapassar 80 milímetros, especialmente no norte do país, devido à combinação de calor e alta umidade.
+ Enchente misteriosa: nível de rio sobe sem motivo aparente no Pará
O Inmet também prevê, na região Sudeste, tempo quente e seco, com um fim de semana marcado por pancadas de chuva isoladas.
+ VÍDEO: Caminhão é arrastado por força de enxurrada em MG
No Sul do Brasil, há previsão de tempestade no Rio Grande do Sul, que pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e trovoadas. Há possibilidade de queda de granizo.
Como fica o tempo em cada região:
Sul
- A semana deve ser de tempestade no centro-sul do Rio Grande do Sul. Levantamento mostra que o forte temporal pode vir acompanhado de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo. Porém, a partir do fim de semana, o tempo deve ficar mais quente e seco.
Sudeste
- Previsão de tempo quente e seco. No fim de semana são previstas pancadas de chuva isolada no nordeste de Minas Gerais.
Centro-Oeste
- A chuva deverá ter um pouco mais de regularidade em parte da região. Em Mato Grosso, por exemplo, o total de chuva pode passar os 80 milímetros. Nos demais estados, a tendência é de chuva irregular.
Nordeste
- Em grande parte da região são previstas pancadas de chuva, que podem ser fortes, principalmente, no centro-norte da região, com volumes superiores a 70 milímetros. No sul da Bahia, podem ocorrer pancadas de chuva isolada, em menor volume.
Norte
- São previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 80 milímetros em praticamente toda a região e, principalmente, em áreas do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. As precipitações podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nos demais estados, as pancadas de chuva devem ser mais isoladas com menores acumulados.