Cidade de SP fica em estado de atenção para alagamentos
Temporais devem continuar até quinta-feira (7); veja medidas para amenizar os efeitos das enchentes
Camila Stucaluc
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos nas zonas Norte, Leste, Sul e no Centro. A forte chuva que atingiu o município na tarde dessa terça-feira (5) e madrugada desta quarta-feira (6) provocou incidentes, afetando obras do Metrô e forçando o Aeroporto de Congonhas a operar por instrumentos e cancelar alguns voos.
Os temporais devem continuar nesta semana devido à chegada de uma frente fria no litoral de São Paulo. A previsão, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura, é de que o tempo fique instável e chuvoso hoje, com vento predominante de Sul e Sudeste. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados à tarde.
Com isso, as equipes de gerenciamento alertam para possíveis alagamentos nas regiões. Entre as medidas para amenizar os efeitos das enchentes estão:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
+ Confira previsão do tempo desta semana em todas as capitais do Brasil
As chuvas devem começar a diminuir na sexta-feira (7). Durante o dia, são esperados ventos e garoa ocasional. As precipitações diminuem de volume, mas ainda devem ser registradas entre a tarde e o início da noite na forma de pancadas isoladas. A temperatura máxima prevista é de 26°C com índices de umidade relativa do ar próximos aos 60%.