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Allan Barros faz 30 anos de carreira e celebra democratização da publicidade no Brasil

Publicitário acredita no poder da inovação para potencializar vendas de empreendedores de todo o país

Allan Barros faz 30 anos de carreira e celebra democratização da publicidade no Brasil
Publicitário Allan Barros, criador de duas agências, faz 30 anos de carreira. | Reprodução/SBT News
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Com 30 anos de experiência, Allan Barros sabe que trabalhar com o varejo exige empenho e intensidade. CEO das agências Pullse e Aceleraí, o publicitário acredita que a democratização da publicidade é um dos caminhos para potencializar empreendedores do segmento de todo o Brasil.

“Os pequenos e médios negócios são responsáveis por 70% dos empregos no Brasil. Quem faz a economia girar no nosso país são os pequenos e médios empreendedores. Temos a missão de provocar impacto social nas pequenas empresas que, com essas iniciativas, poderão expandir”, afirma.

Um dos pioneiros no Brasil a trabalhar com softwares de editoração eletrônica, em 2007, Allan fundou a Fala!, uma agência de propaganda focada no varejo, que rapidamente se tornou uma das 15 maiores do país. Após vendê-la para o grupo Totalcom, lançou a Pullse, parte do grupo Dreamers. Em 2019, fundou a plataforma Aceleraí, que usa formas inovadoras e tecnologia para oferecer às PMEs acesso a mais de 100 celebridades.

A democratização da publicidade

Allan conta que percebeu logo cedo que a transformação digital seria um grande motor de mudanças em diversos setores. Assim, lançou seu primeiro negócio focado nesse nicho, oferecendo um diferencial competitivo para tabloides promocionais de varejo. O primeiro “insight” da startup Aceleraí surgiu neste contexto, em uma reunião com o SBT. Aos 18 anos, o empresário quis fazer uma “campanha memorável” para a rede de lojas Marabraz. No entanto, a verba disponível não era suficiente para trazer uma grande celebridade.

“O SBT, então, me sugeriu o Pedro de Lara. Ninguém contratava ele para fazer nada, porque ele era o ‘vilão’, o eterno ‘jurado carrasco’ do show de calouros do Silvio Santos. Eu tive a ousadia de contratá-lo e aquilo mudou a história da Marabraz. A primeira vez que a gente utilizou ele, três mil pessoas ficaram na porta da loja. A ideia do Aceleraí veio dessa época”, relembra.

O sucesso do projeto atraiu clientes pelo Brasil, especialmente na região de São Paulo, e o levou a liderar o departamento de comunicação da Marabraz numa época em que a rede se expandiu de três para mais de 100 lojas.

A partir daí, o empresário participou de diversas campanhas com grandes celebridades, até criar a startup. Com a premissa de democratizar, a Aceleraí liga pequenos e médios empreendedores para que eles também tenham a chance de ter famosos conectados às suas marcas – uma oportunidade antes restrita a grandes marcas, devido ao alto cachê. A plataforma usa inteligência artificial avançada para personalizar campanhas, garantindo soluções publicitárias econômicas e impactantes.

Em 2023, a Aceleraí realizou mais de 10.000 campanhas em 160 segmentos, alcançando um faturamento de R$ 70 milhões, triplicando os ganhos do ano anterior.

“Eu pensei: como é que a gente consegue viabilizar, por meio da tecnologia, para pequenos e médios negócios, grandes nomes da comunicação? Eu sabia o poder de transformação que um grande nome, que nasceu dentro da televisão, empresta como autoridade para uma marca", explica. "A gente democratiza hoje para mais de 5 mil pessoas do Brasil inteiro usarem o Acelearaí com mais 100 grandes artistas, vários do SBT, e transforma a história de marcas do Brasil”.

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