Publicidade
Brasil

AGU dá 24 horas para que vídeo falso de Haddad seja removido por Facebook

Notificação argumenta que conteúdo vai contra os próprios termos de uso da plataforma

Imagem da noticia AGU dá 24 horas para que vídeo falso de Haddad seja removido por Facebook
Foto: Reprodução
Publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a rede social Facebook extrajudicialmente, nesta quinta-feira (9), pedindo a remoção de um vídeo falso criado com uso de inteligência artificial no qual o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece.

No vídeo adulterado, o ministro "fake" fala sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal. A AGU deu o prazo de 24 horas para que a plataforma faça a remoção do vídeo.

“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa", diz o documento da AGU.

+ Lula critica decisão da Meta de encerrar checagem de fatos e convoca reunião: "Extremamente grave"

O argumento dos advogados da União é de que o conteúdo tem o objetivo de confundir o público sobre a posição de Haddad sobre assuntos de interesse público.

Além disso, o caráter enganoso e fraudulento das postagens vai contra os próprios termos de uso do Facebook, segundo a AGU.

Caso o pedido de remoção não seja aceito, a AGU pede que o vídeo seja tarjado com a informação que foi gerado por IA e tem conteúdo alterado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade