Gramado se prepara para o Natal após forte temporal
Mais de 2 milhões de turistas devem visitar a região durante as comemorações
SBT News
Tudo o que o turista esperar ter na Serra Gaúcha são dias bonitos e ensolarados, mas em novembro o tempo se fechou e causou uma tragédia. Gramado registrou em apenas uma semana mais do que o dobro da chuva histórica esperada para o mês inteiro. Duas pessoas morreram soterradas após um deslizamento de terra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em toda a cidade, pelo menos cinco pontos diferentes tiveram movimentação do solo. Mais de 500 pessoas tiveram que sair de suas casas. Um prédio em uma área nobre, que já tinha histórico de problemas estruturais, desabou. As imagens rodaram o país.
O cenário preocupante impactou e reduziu em 10% o movimento de turistas de última hora. ''Nós realmente sentimos uma retração no mercado'', lamenta o presidente do sindicato do turismo, Claudio de Souza.
Técnicos do serviço geológico do Brasil emitiram um laudo onde apontam o excesso de chuva como causa dos deslizamentos e fizeram recomendações de controle e prevenção. De acordo com o engenheiro, Julio Cesar Lana, o evento pode piorar caso ocorram novos eventos pluviométricos, com novas chuvas nos próximos meses. ''Algo realmente tem que ser feito para evitar ou minimizar que essa água, continue infiltrando no solo das regiões afetadas''.