Filho de brasileira, menino que vivia em presídio na Índia chega ao Brasil
Presa por tráfico internacional de drogas, em 2018, enquanto estava grávida, mulher deu à luz dentro da penitenciária
SBT Brasil
Uma brasileira, que estava presa na Índia, e o filho dela, de 4 anos, conseguiram retornar ao Brasil. Eles desembarcaram, neste sábado (09.dez), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde foram recepcionados por familiares.
Angélica Cristina Souza, de 33 anos, foi presa em 2018, por tráfico internacional de drogas, enquanto estava grávida. Ela deu à luz a Emanuel dentro do presídio - onde vinha sendo criado, desde então.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Há 4 anos, a Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tenta trazer a criança para o Brasil. A repatriação, porém, só possível agora, após o esforço humanitário do Ministério das Relações Exteriores e da Polícia Federal.
"Isso tinha que ter sido abreviado, ir buscar mecanismos, que não acontecesse o que aconteceu aqui. Significa uma criança que não conhecia a avó, não conhece a tia, não conhece ninguém, não fala português, e está descendo em território brasileiro, estranho a essa realidade, o que é muito duro e é violador de direitos", argumenta o presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-RJ, Carlos Nicodemos Oliveira da Silva.
No Brasil, Angélica continuará cumprindo a pena de 10 anos, imposta pela justiça indiana. A criança ficará sob os cuidados da avó materna, que já tem a guarda de três irmãos de Emanuel, de 12, 13 e 16 anos.