Dino manda investigar falta de água potável em show de Taylor Swift após fã morrer por calor
Ministro da Justiça e Segurança Pública pediu à Senacom a adoção de providências cabíveis de forma imediata
Raphael Felice
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou neste sábado (18.nov), o início de uma investigação sobre falta de água potável nos três primeiros shows de Taylor Swift no Estádio Nilton Santos, Zona Norte do Rio de Janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo denúncias de fãs, a T4F, empresa organizadora da turnê da cantora no Brasil, barrou a entrada de garrafas d'água durante a apresentação realizada nesta 6ª feira (17.nov). Dino anunciou que solicitou providências imediatas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), vinculada ao Ministério da Justiça.
Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de?
? Flávio Dino ?? (@FlavioDino) November 18, 2023
O ministro também afirmou que a Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar "as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca do acesso à água em shows e outros espetáculos públicos", e que vai apontar eventuais responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.
Ana Clara Benevides Machado, 23, passou mal por conta do calor e morreu durante o show desta 6ª feira (17.nov), no Estádio Nilton Santos. A jovem estudava psicologia e veio de Rondonópolis (MT) para assistir a apresentação de Taylor Swift. Segundo os amigos, ela teria começado a passar mal ainda no começo do evento.
Em nota, a organizadora do evento lamentou a morte da jovem e manifestou "sinceros sentimentos". A empresa relatou o ocorrido e que Ana Clara teve atendimento médico, mas não fez comentários sobre o acesso à água potável dentro do estádio.
"É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem [sexta, 17], Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos", diz a nota na íntegra.
Prefeito do Rio adota medidas
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a morte de Ana Clara é "inaceitável" e que apurações sobre as circunstâncias do ocorrido estão em andamento. Paes determinou ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto à T4F e anunciou medidas que serão tomadas já no show deste sábado:
- Antecipação da entrada em 1h e ocupação do anel de circulação para tirar o publico do sol
- novos pontos de distribuição de água;
- aumento de numero de brigadistas
- aumento de ambulâncias
Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show.?
? Eduardo Paes (@eduardopaes) November 18, 2023
The Eras Tour
O show de 6ª feira foi o primeiro da turnê The Eras Tour, de Taylor Swift no Brasil. Ela ainda fará outros dois shows no Estádio Nilton Santos, nos dias 18 e 19 de novembro. Na próxima semana, a artista se apresentará em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Allianz Parque.
Leia também: