Brasil celebra o Dia da Umbanda nesta 4ª feira
Data foi reconhecida oficialmente pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2012

Cristiane Ferreira
A Umbanda é uma religião originalmente brasileira, com 115 anos de história, e comemora o seu dia oficial nesta 4ª feira (15.nov).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A data foi oficializada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2012, e celebra o nascimento desta religião, em 1908. O texto da Lei 12.662 (2012) traz como justificativa para o reconhecimento oficial o direito constitucional à liberdade de crença e o livre exercício dos cultos, assim como o incentivo à valorização e à difusão da Umbanda no país.
Atualmente, a religião conta com cerca de 4,2 milhões de adeptos, em todo o Brasil, ou seja, 2% da população.
O surgimento da umbanda ocorreu quando o jovem médium, ate então kardecista, Zélio Fernandino de Moraes recebeu a entidade Caboclo das Sete Encruzilhadas, que deu a ele a missão de fundar 7 centros em honra da nova religião.
Os preceitos da umbanda são a caridade gratuta, culto aos ancestrais, sincretismo religioso (possui elementos do catolicismo, candomblé, espiritismo e celebrações indígenas). Além disso, a religião é fortemente ligada aos elementos da natureza.
A umbanda também foi considerada um dos patrimônios imateriais do Rio de Janeiro, por meio de um decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, em 2016, como forma de combate à intolerância e ao preconceito com as religiões de matriz africana, que passaram a ser cadastradas e reconhecidas em políticas de respeito à diversidade religiosa.