São Paulo registra recorde de temperatura
Enquanto na Vila Mariana, na Zona Sudeste, os termômetros indicaram 39,5°C, a média na capital ficou em 37,8°C
Iuri Guerrero
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou nesta 2ª feira (13.nov) a maior temperatura máxima do ano. Os 39,5°C na Vila Mariana e a média de 37,8°C na cidade são as maiores temperaturas no mês de novembro desde 2004, quando começaram os registros da série histórica do CGE.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o meteorologista do CGE, Michael Pantera, o forte calor é resultado de uma combinação de fatores climáticos. "Seguimos sob a influência de um El Niño, de forte intensidade, este fenômeno meteorológico esquenta as águas do Pacífico Equatorial deixando as médias de temperaturas previstas acima do normal, assim como o volume de chuva", explicou Pantera.
A média de chuva esperada na capital paulista para novembro é de 135,5mm e, até o dia 13 deste mês, foram contabilizados apenas 14,4mm, o que representa apenas 10,6% do esperado. Assim, os índices de umidade entram em declínio e devem atingir valores próximos aos 20% nas horas mais quentes dos dias.
A maior temperatura absoluta de todo o histórico do CGE ocorreu no dia 27 de setembro de 2004, na Freguesia do Ò, Zona Norte, com 40,4°C.